Cristina Filipe recebeu a bolsa “Susan Beech Mid-Career Artist Grant", entre quase 100 candidatos de 25 países. A aposta será no estudo da história da joalharia contemporânea.
O último filme de Martin Scorsese, “Silêncio”, conta a história dos padres jesuítas portugueses e da perseguição religiosa no Japão. Um dos documentos escritos por Cristóvão Ferreira, figura retratada no filme, foi encontrado no espólio da UC.
Entre 31 de março e 2 de abril, a baixa portuense vai ser inundada de espírito académico e convívios entre tunas. Dos Açores a Aveiro, passando por vários grupos académicos da Invicta, o festival Intenso vai reunir a “elite” das tunas nacionais.
Várias tunas e grupos académicos da U. Porto vão juntar-se, no Salão Nobre da FEP, para um evento solidário. O II Solitunas une em palco a tradição e a solidariedade, e a receita reverte para a Liga dos Amigos do Centro Social Paroquial do Amial.
Entre 25 de março e 23 de junho de 2017, a «do it» vai estar em exposição na FBAUP com a curadoria do suíço Hans Ulrich Obrist. Esta iniciativa conta com um total de 23 obras de arte e com artistas como Louisa Bourgeois e Liam Gillick.
Este ano, 20 jovens universitários vão partir para a Guiné-Bissau e Cabo Verde em missão. Para realizar esta iniciativa, o «Projeto Sementes», da Pastoral Universitária de Braga dinamiza um concerto solidário com o apoio do Conservatório de Braga.
A arte pública vai estar em discussão esta terça-feira no Porto. Na Fábrica Social da Fundação Escultor José Rodrigues, diversas personalidades da política e das artes vão dialogar sobre passado, presente e futuro da arte urbana.
Um alumnus do IADE venceu um prémio internacional, pela sua obra tipográfica realizada no âmbito de uma campanha antitabagista. José Maria Neves criou um cinzeiro que desenha uma mensagem quando o fumador deita o cigarro fora.
O programa de rádio mais antigo do país celebra esta terça-feira 51 anos. «Cinco Minutos de Jazz» continua a divulgar a música jazz, através da voz e do trabalho de José Duarte, que estará amanhã na UA para assinalar a data com uma aula aberta.
Entre 15 e 17 de fevereiro, Aveiro acolhe o Congresso Internacional Portugal-China, com um programa que engloba atividades variadas. Pintura, caligrafia, espetáculos musicais, teatro e muitas exposições compõem um cartaz muito multicultural.
Por ocasião da tertúlia «Dar Letra à Música», que decorreu a 19 de janeiro, no Museu do Futebol Clube do Porto, o Canal Superior conversou com a cantora e compositora Mafalda Veiga. A artista apresentou o seu mais recente disco «Praia» e recordou as memórias enquanto estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O Prémio Universidade de Coimbra 2017 foi revelado na manhã de hoje, 19 de janeiro. A personalidade distinguida foi Madalena Victorino, coreógrafa e professora, que já tinha sido distinguida em 2015 com o prémio «Mulheres Criadoras da Cultura».
O Festival Internacional de Cinema da Universidade Autónoma do México decorre em fevereiro e, entre os cineastas em concurso, vai estar um português. Celso Rosa, natural do Barreiro, vai apresentar a sua obra «Curriculum Vitae 01 (te faruru?)».
Diversas universidades, localizadas em territórios por onde passou a primeira volta ao mundo, irão juntar-se para discutir a candidatura da «Rota de Magalhães» a Património Mundial da UNESCO. O encontro realiza-se na próxima semana.
A mais velha academia do país vai ser palco, no fim-de-semana de São Martinho, de um dos mais antigos festivais de tunas do país. O «Canto da Sereia» vai encher Coimbra de música e tradição, num evento apresentado por João Moreira (ou Bruno Aleixo?).
A magia cai sobre Viana do Castelo esta sexta-feira, a partir das 16 horas. Os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo vão dinamizar várias ações performativas pela cidade para assinalar o final do curso.
Kap é José Poças. Tem 20 anos e desde os 16 escreve, produz e desfaz-se, no bom sentido, em rap. Lançou o primeiro álbum, Do Nada Nasce Tudo, em novembro de 2015. Estuda na ESMAE, e é a partir da cave de casa, na Rechousa, em Gaia, que Kap voa alto, para «fora do mundo».
João Neves, licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco, venceu a 1ª edição do Startup Lisboa Momentum e, nos próximos 12 meses, poderá desenvolver a ideia de negócio que concebeu: um software que leva a música a outro nível.