São 5.000 post-its com mensagens que ilustram uma parede de 3 metros de altura e 5 de largura. Uma agência criativa juntou-se a um artista galego para juntos homenagearem um dos maiores vultos literários da história de Portugal.
Fernando Pessoa dizia que «a arte é a autoexpressão lutando para ser absoluta». Agora a imagem do poeta e escritor português transformou-se também em arte, através de um mural em sua homenagem, em Viana do Castelo.
São 5.000 post-its, cada um com uma mensagem escrita por um cidadão anónimo. O projeto foi apresentado na semana passada, na sede da agência criativa LIONSOUT, e contou com a ajuda do artista contemporâneo galego Arkaitz Brage.
Esta iniciativa surgiu para assinalar o 81.º aniversário da morte do poeta e escritor Fernando Pessoa. O trabalho tem o título «Mensagem», coincidindo com o nome da obra publicada em 1934 e, segundo o diretor criativo da LIONSOUT, Fernando Lima, distingue a «plena e evidente identificação com os valores da agência».
O antigo aluno do Politécnico de Viana acrescenta que existe uma «inegável admiração por este vulto de referência máxima na expressão de Portugalidade», que foi também publicitário, tendo criado o primeiro slogan para a Coca-Cola em Portugal: «primeiro estranha-se, depois entranha-se».
Arkaitz Brage explica que o mural é «uma tentativa de promover um diálogo com o público, assim como a reflexão num monólogo interno». O artista galego adiciona que os «post-its, como objetos comuns, simples e de dimensões próximas, assumem a função de cápsulas de informação, formando uma obra composta por diferentes obras».
O mural tem 3 metros de altura e 5 de largura e representa a imagem icónica da figura literária portuguesa, homem de muitos ofícios e cuja personalidade teve mais de setenta dimensões, divididas em heterónimos e semi-heterónimos.
A obra estende-se à participação coletiva e, através de uma plataforma online, qualquer utilizador pode introduzir micro-poemas. Estas mensagens formarão um mural de post-its virtuais, que mais tarde se condensarão num livro.