Quantas curtas-metragens conseguirás ver no dia mais curto do ano? A Agência de Curta Metragem associa-se a um projeto internacional que durante o mês de dezembro procura levar o cinema ao maior número de localidades possível.
Durante todo o mês de dezembro, «O Dia Mais Curto» vai levar sessões de cinema a 34 localidades do norte, sul e ilhas. A festa, que termina no solstício de inverno, dia 21, projetará curtas-metragens não só em salas de cinema como em piscinas, carruagens e estações de metro, lojas, internet e televisão.
As cidades que vão ser visitadas por esta iniciativa são: Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Constância, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Lajes do Pico, Leça da Palmeira, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto, Sardoal, Setúbal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
Organizado pelo quarto ano consecutivo pela Agência de Curta Metragem, «O Dia Mais Curto» é um projeto que nasceu originalmente em França. O projeto rapidamente alcançou uma dimensão internacional, sendo celebrado atualmente em vários países em simultâneo.
A ideia pretende comemorar, através da exibição de curtas-metragens, o fenómeno astronómico do solstício de inverno, quando o hemisfério norte entra na estação mais fria e os dias ficam mais curtos.
Em Portugal vão existir duas sessões especiais, na Cinemateca Portuguesa e no Cineclube do Porto, a 21 e 22 de dezembro, respetivamente, que apresentarão os destaques da produção nacional.
Entre estes conteúdos estão o programa «Panorama Nacional» que inclui curtas de jovens autores como Gabriel Abrantes, Simão Cayatte, Eduardo Brito e Ana Maria Gomes. Para os mais pequenos existirá o «Curtinhas em Dezembro», que inclui vários contos pedagógicos, entre os quais «Papel de Natal e Outras Histórias».
Se não podes deslocar-te a nenhum dos palcos do evento, «O Dia Mais Curto» traz a sua programação até ti. Entre 14 e 21 de dezembro, a Agência de Curta Metragem disponibiliza alguns filmes portugueses gratuitos. São eles: «Abraço do Vento», «Rapace», «Amélia & Duarte» e «Vicky & Sam».