O Festival Internacional de Cinema da Universidade Autónoma do México decorre em fevereiro e, entre os cineastas em concurso, vai estar um português. Celso Rosa, natural do Barreiro, vai apresentar a sua obra «Curriculum Vitae 01 (te faruru?)».
O barreirense Celso Rosa, diplomado em Som e Imagem pela Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria, foi selecionado para participar na sétima edição do Festival Internacional de Cinema da Universidade Autónoma do México (FICUNAM). O evento decorre na Cidade do México, de 22 a 28 de fevereiro, e o estudante apresentará o filme «Curriculum Vitae 01 (te faruru?)».
Com 24 anos, Celso possui também o curso de Técnico de Audiovisuais, concluído em 2013 na Escola Profissional de Artes e Desporto. Participou em várias edições do Doclisboa, e noutros eventos de cinema, como o APORDOC e o PANORAMA, como assistente de produção e de projeção.
O filme «Curriculum Vitae 01 (te faruru?)» vai ser apresentado no encontro Aciertos: International Film School Meeting. «Um último dia passado pelos dois. A barragem providenciou essa proteção para o que viria a seguir…», revela o autor na sinopse. «Te faruru» é o título de uma gravura de Gauguin e significa «Aqui fazemos amor» em italiano.
Além desta película o estudante natural do Barreiro já produziu quatro filmes: «Pela boca morre o peixe» (filme de final de curso), «Alguns andam por aí, mas grisalhos» (2º lugar no festival de cinema 24h InFrame), «gapiarra» e «até chá virar café» (selecionado para a secção Verdes Anos do Doclisboa’16).
O festival de cinema FICUNAM decorre de 22 a 28 de fevereiro na Cidade do México