LHLN_Thumb
23.FEV.16 - 11:09

«Pronto, Era Assim» premiado no Córtex 2016

O filme de duas estudantes do mestrado em Ilustração e Animação do IPCA foi premiado no Festival de Curtas Metragens de Sintra - Córtex 2016. «Pronto, Era Assim» conta a história de vida de seis idosos.

«Pronto, Era Assim», filme realizado por Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, venceu o Prémio do Público no Festival de Curtas Metragens de Sintra - Córtex 2016. 

O projeto das duas estudantes do mestrado em Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é um documentário animado, executado em «stop motion» e com animações 2D.

«O filme fala sobre idosos, sobre o seu valor e o lugar que ocupam na sociedade. É um documentário sobre seis idosos, com diferentes raízes, que hoje dividem o mesmo espaço num centro de dia situado no Porto», explicam as duas jovens, ao Canal Superior.

Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues optaram por esta temática para «homenagear os idosos», já que se aperceberam do «crescente número de casos de idosos abandonados/esquecidos em centros hospitalares, lares ou nas suas casas».

«Receber o prémio foi bom e inesperado. O Prémio do Público é uma clara resposta à questão que nos levou a fazê-lo: é um filme sobre pessoas, sobre histórias de pessoas. Existir uma identificação por parte do público é o nosso maior objetivo», acrescentam as estudantes.

As jovens dizem, ainda, que o processo foi bastante «minucioso e trabalhoso» e que foi crucial realizar a parceria com um lar ou centro de dia para «gravar as memórias, em registo de áudio, dos idosos». A junção das várias técnicas de animação utilizadas foi outra dificuldade apontada.

«Pronto, Era Assim» estreou no Córtex, mas já tem outras exibições marcadas. A 28 de fevereiro, passa pelo Animac, em Lérida, e a 11 de março chega à Monstra, em Lisboa.

O Festival Córtex 2016 decorreu de 18 a 21 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Facebook Twitter