O Festival Internacional de Tunas da Universidade Portucalense acontece a 11 e 12 de março. A 20ª edição do FITUP vai reunir tunas lusas, espanholas e holandesas.
A 11 e 12 de março, a Universidade Portucalense recebe o XX Festival Internacional de Tunas da Universidade Portucalense (FITUP).
Na 20ª edição, o evento vai receber a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, Tuna Académica do ISEP, Tuna Académica de Biomédicas, Tuna Académica do IPCA, Tuna Ciudad da Luz, Tuna de Distrito de Vitoria-Gastelz e a Tuna TS - Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto. Para além destas, também vão atuar a Tuna Académica Universidade Portucalense, Tuna Feminina Universidade Portucalense, Tuna Veterana Universidade Portucalense e Tuna Universitária do Porto.
«O 'espelho de água' da Universidade Portucalense vai transformar-se num autêntico 'festival de verão'. O espaço vai ser montado e dinamizado de forma a existir uma multiplicidade de alternativas para o espectador e para quem pretende desfrutar de outras alternativas», revela José Carlos Garcia, Magister Tunae da Tuna Académica da Universidade Portucalense, ao Canal Superior.
O festival vai ser constituído por um palco principal - na aula magna da instituição - e um palco secundário para os participantes mostrarem as suas habilidades musicais e artísticas num ambiente descontraído.
O XX FITUP inclui ainda uma área da restauração, área radical, área de patrocínios e o «banco do amor» para os participantes no evento refletirem sobre «o papel que representa psicológica e sociologicamente o amor numa sociedade contemporânea».
No total, 11 tunas vão marcar presença na 20ª edição do festival. Outras informações podem ser acompanhadas na página do evento.