Diversas universidades, localizadas em territórios por onde passou a primeira volta ao mundo, irão juntar-se para discutir a candidatura da «Rota de Magalhães» a Património Mundial da UNESCO. O encontro realiza-se na próxima semana.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organiza entre 16 e 18 de janeiro, em Sabrosa, o I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães (RUMA). Esta iniciativa de intercâmbio cultural celebra a Primeira Volta ao Mundo (1519-1522), dirigida por Fernão de Magalhães.
Em 2006, o Município de Sabrosa esteve entre os criadores da Rede Mundial das Cidades de Magalhães (RMCM), projeto que se formalizou no dia 1 de fevereiro de 2013 em Sevilha. Esta rede procura operacionalizar e realizar trabalhos conjuntos para estudar, difundir e valorizar a primeira viagem de circum-navegação.
A RMCM pretende também inscrever a «Rota de Magalhães» na lista do Património Mundial da UNESCO. Esta rota incluirá vários territórios por onde Magalhães passou.
No Encontro Mundial de Universidades de Magalhães, estarão presentes 14 universidades, pertencentes a nove países e a quatro continentes. O Governo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte também marcarão presença.
A ordem de trabalhos passa pelo debate entre as diversas perspetivas destas instituições de Ensino Superior mundiais sobre a colaboração e cooperação em rede, assim como a análise ao processo de candidatura a Património Mundial da UNESCO. Finalmente, pretende-se angariar contributos para realizar as comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação, que se assinalará em 2019.