Estão escolhidas as 12 películas que vão estar presentes no Grande Prémio Sophia Estudante. De 26 obras, o júri selecionou as melhores das melhores nas categorias ficção, documentário, animação e experimental.
Na passada quarta-feira, 7 de dezembro, foram anunciados no pequeno auditório do CCB – Centro Cultural de Belém, os trabalhos premiados dos estudantes de cinema. A cerimónia foi apresentada por Joana Ribeiro e João Jesus.
O júri dos prémios Sophia Estudante elegeu para melhor ficção «A Instalação do Medo» de Ricardo Leite, aluno da Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Porto. Já na categoria «Documentário» o escolhido foi «Até à Pró/cima» de Atsushi Kuwayama da Universidade Lusófona de Lisboa.
O galardão para melhor filme de animação ficou entregue a Miguel Bettencourt da Universidade Católica do Porto, por «Sweet Bite» e na categoria Experimental o vencedor foi «Hocus Pocus» de André Amaral, da Escola Soares dos Reis do Porto.
No total, foram avaliadas pelo júri vinte e seis obras das quatro categorias em concurso. Candidataram-se no total oitenta e cinco obras, inscritas por dezoito escolas.
Os vencedores, assim como os segundos e terceiros lugares, estão agora selecionados para o Grande Prémio Sophia Estudante, que terá lugar no dia 22 de março, no Grande Auditório do CCB.