Os dirigentes estudantis de todo o país estiveram reunidos, no último fim-de-semana, em Lisboa, para discutir a agenda política do Ensino Superior.
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) entregou uma proposta ao governo para reduzir, em cinco anos, o número de estudantes na área. Nas últimas duas décadas, o número de ingressos anuais em cursos de medicina aumentou 297%.
É o quinto ano consecutivo em que o valor da propina de licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto não sofre alterações. A decisão foi aprovada hoje pelo Conselho Geral e avançada pela FAP ao Canal Superior.
O Conselho de Reitores está contra a proposta que prevê o congelamento do valor máximo da propina, no próximo ano letivo. Os responsáveis pelas universidades públicas defendem, por sua vez, o reforço da ação social como forma de manter os estudantes no Superior.
O Centro de Estudos da Federação Académica do Porto fez um retrato da evolução do sistema de ação social desde a década de 90. As conclusões são apresentas, esta quarta-feira, no Instituto Politécnico do Porto.
Que desafios encontra no terreno um recém-formado? Ana Teresa Patrício foi a terceira a responder à questão colocada pelo Canal Superior. É uma das jovens médicas que conseguiu ingressar numa especialidade. Acompanhamo-la nos momentos decisivos deste 1º ano após a faculdade, desde a prova de seriação nacional à escolha da especialidade.
Uma equipa de investigadores, técnicos e representantes da Associação Académica da Universidade de Évora analisou as causas do abandono escolar na instituição. As conclusões traduzem-se agora num conjunto de recomendações que se pode enquadrar na realidade de outras universidades.
Está definido o início e o fim do espectro da tabela de propinas, no próximo ano letivo. Tanto o valor da propina mínima como da máxima sofre um aumento. O Canal Superior ouviu as académicas de Lisboa, Coimbra e Minho para saber o que pensam sobre o assunto.
A garantia foi dada aos estudantes, esta terça-feira, pelo ministro da Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na primeira reunião entre o governante e as associações e federações académicas.
As universidades portuguesas apostam cada vez mais na sua «3ª missão»: a do envolvimento com a sociedade. O assunto foi discutido numa conferência que juntou a U.Minho, a Tecminho e a Caixa Geral de Depósitos. A opinião foi unânime: a ligação sociedade-universidade é essencial.