Incitar à construção de portefólios digitais é um dos objetivos do «Empowering Eportfolio Process». Este projeto europeu, que tem sido dinamizado no Politécnico de Setúbal, pretende «digitalizar» a educação nas entidades de Ensino Superior.
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) realiza, a 25 de março, o evento «Building Ownership of Students. Empowering assessment and guidance methods». Aberto a toda a comunidade, em especial a escolas, empresas e a entidades da sociedade civil, a iniciativa apresentará os resultados finais do projeto «Empowering Eportfolio Process» (EPP).
O EPP é um projeto europeu, financiado pelo programa Erasmus+ KA2, que promove a utilização e investigação sobre os portefólios digitais no Ensino Superior. A ESE/IPS é uma das seis entidades de Ensino Superior europeias envolvidas nesta iniciativa, cujo objetivo é alcançar uma educação centrada nos estudantes com recurso a ambientes digitais.
Dirigida a docentes e estudantes, a iniciativa europeia tem vindo a dinamizar o processo de construção de portefólios digitais, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e avaliação mais motivadoras e para a aquisição de novas competências digitais, metodológicas e interpessoais da comunidade académica.
Segundo as professoras do politécnico sadino, Ana Luísa de Oliveira Pires, Ana Maria Pessoa e Maria do Rosário Rodrigues, este projeto estimula também a «cooperação e a partilha entre docentes e investigadores europeus».