LHLN_Thumb
16.NOV.16 - 11:01

Politécnicos reunidos à mesa

Que diversidade serve o país? Esta é a questão que os institutos politécnicos nacionais irão debater, na próxima semana, em Lisboa. O seminário contará com a participação do Presidente da República e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Na terça-feira, 22 de novembro, às 15h, os presidentes dos conselhos gerais dos politécnicos encontram-se para analisar o contributo destas instituições para o desenvolvimento do país. O seminário irá decorrer em Lisboa, no Auditório das Escolas Superiores de Enfermagem e de Tecnologias da Saúde, e pretende questionar como a diversidade no Ensino Superior serve para melhorar o desenvolvimento socioeconómico do país.

A iniciativa contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do representante dos presidentes dos conselhos gerais dos politécnicos - e presidente do IPLeiria - Pedro Lourtie. Este encontro realiza-se no âmbito das comemorações que assinalam os 40 anos da Constituição da República Portuguesa.

«A realidade com que nos confrontamos é a de um sistema em que a diferenciação se faz sobretudo pela possibilidade legal de concessão do doutoramento e pelo acesso a determinados financiamentos», afirma Pedro Lourtie sobre os desafios atuais dos Politécnicos. O dirigente do IPLeiria adiciona ainda que a diversidade «precisa de ser questionada, não como um fim em si, mas como um instrumento ao serviço do desenvolvimento».

Outros convidados do evento serão Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação, e Joaquim Mourão, antigo autarca de Castelo Branco, que se reunirão com outras personalidades numa mesa redonda, moderada por Manuela de Melo, presidente do Conselho Geral do Politécnico do Porto. Neste debate serão examinadas as tendências do sistema binário português, as sobreposições na oferta entre universidades e politécnicos e os caminhos traçados para o futuro do Ensino Superior português.

Facebook Twitter