LHLN_Thumb
07.FEV.17 - 11:20

Laboratórios abertos no IST

Aprender a fazer gelado com azoto líquido ou observar os componentes do ar em separado. Estas são algumas das atividades propostas aos alunos que, até 10 de fevereiro, vão visitar os Laboratórios Abertos do IST, em Lisboa.

Até 10 de fevereiro, centenas de alunos do ensino básico e secundário vão experimentar a química laboratorial durante os Laboratórios Abertos 2017 do IST. Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico (IST), com o apoio da Air Liquide.

Os estudantes vão ser convidados a conhecer o mundo da investigação em Química e Engenharia Química, descobrindo, entre outras experiências, como fazer gelado usando azoto líquido. Os investigadores vão também recorrer às propriedades físicas do azoto líquido para colocar a olho nu os principais componentes do ar: o oxigénio, o dióxido de carbono e o vapor de água. 

O objetivo é demonstrar, através de experiências interativas, que estas moléculas, quando regressam ao seu estado natural (gasoso), libertam energia que pode ser utilizada para diversos fins. Assim, nos Laboratórios Abertos será possível reproduzir o processo industrial que permite separar os diferentes gases que compõem o ar que respiramos e que depois são utilizados em vários setores industriais. 

Facebook Twitter