O EBEC, concurso europeu destinado a estudantes de ciências, engenharias e tecnologias, vai arrancar com a sua fase local em Aveiro. O evento vai decorrer entre 10 e 15 de março, dividindo-se em duas modalidades: team design e case study.
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) prolongou até 1 de março as inscrições para o Lisbon Green Hackathon que se realiza, entre 11 e 12 de março. A iniciativa é organizada pelo núcleo do mestrado integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente de Ciências, um hackerspace conhecido como Oficina das Energias.
O IP Leiria, através da sua unidade de Pesquisa e Desenvolvimento MARE, é líder do projeto AMALIA que procura atribuir utilidade às algas invasoras. As algas deixam assim de ser um problema ecológico, podendo ser usadas em alimentação e farmacêutica.
O professor universitário Eduardo Cintra Torres é o primeiro convidado do ciclo de seminários «Os Caminhos do Futuro». A primeira edição da iniciativa, que irá debater temas da atualidade nacional e internacional, terá como mote a televisão.
Ready, set, go! Está dada a partida para mais uma edição das Olimpíadas da Biotecnologia, iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Católica do Porto que pretende desafiar os estudantes do Secundário a interessarem-se pela ciência e tecnologia.
A xilanase é uma enzima que provém de uma bactéria existente na Antártida e cujo uso na panificação fortalece a massa, tornando o pão mais macio. Este é o resultado de um estudo do investigador da UMinho, Tony Collins, após duas visitas ao continente gelado.
Incitar à construção de portefólios digitais é um dos objetivos do «Empowering Eportfolio Process». Este projeto europeu, que tem sido dinamizado no Politécnico de Setúbal, pretende «digitalizar» a educação nas entidades de Ensino Superior.
Aprofundar competências tecnológicas é uma das metas da 5.ª edição das JORTEC. Além de palestras e workshops, o evento contará com a presença da SISCOG, empresa que utiliza inteligência artificial nas redes de transporte urbanas.
Criar um código aberto que permita a gestão dos centros históricos é o desafio proposto pelo Smart Heritage City. A cobaia deste projeto será a cidade espanhola de Ávila (Espanha) e espera-se que chegue, em breve, a outros espaços europeus.
Pela quinta vez, os Politécnicos vão juntar-se à mesa para conversar sobre a modernização deste setor do Ensino Superior. Desta vez, em discussão, estará o poder das tecnologias da informação e o desenvolvimento de competências digitais.
É um software 3D áudio, criado por um professor português, que já foi utilizado em filmes como «Batman V Super-Homem» e «Steve Jobs». Nuno Fonseca vê agora o seu trabalho reconhecido, com uma nomeação para os prémios Cinema Audio Society.
O Easy2Rec é um software, desenvolvido no Instituto Superior de Engenharia do Porto, que permite o desenvolvimento de vídeo-aulas e outras apresentações digitais. O produto, inteiramente português, tem atraído atenções no país e no estrangeiro.
Pedro Costa tem apenas 34 anos, mas já soma uma carreira científica recheada de prémios. Agora foi a Sociedade Internacional de Biofabricação a condecorar o vizelense pelo trabalho de modelagem de tecidos e órgãos humanos.
A Quarta Revolução Industrial é cada vez mais visível, incorporando nas empresas sistemas automáticos, que retiram a capacidade de decisão aos humanos. Se queres discutir os prós e os contras destas inovações aparece, terça-feira, na Católica do Porto.
A Universidade de Coimbra registou uma triplicação do financiamento para a área da biotecnologia. A mais antiga instituição de Ensino Superior do país conquistou três projetos europeus de investigação, que garantem 380 mil euros de investimento.
O projeto TecMinho, interface da universidade minhota, vai ser líder de um acelerador europeu de projetos em nanomedicina. A iniciativa pretende acelerar a introdução de medicamentos na sociedade e melhorar a saúde a nível mundial.
Integrado na plataforma «Fibrenamics», a Universidade do Minho lança um novo projeto inovador e ecológico. O conceito será apresentado nesta quarta-feira, e procura desenvolver produtos sustentáveis, utilizando resíduos industriais.