O “zalerion maritimum” é um fungo que habita nos oceanos e que destrói plástico. A descoberta deste elemento marinho é da responsabilidade de uma equipa de cientistas da UA e pode ajudar a minimizar a poluição marinha.

Pedro Morouço recebeu na Alemanha o prémio “Hans Gros Emerging Researcher Award”, que distingue a excelência na investigação científica, na área da Biomecânica de Desporto. O investigador foi homenageado pelo trabalho realizado em prol da natação.

Os principais cientistas, investigadores e representantes de empresas e instituições da área da energia vão reunir-se no Porto para discutir a transição energética e a economia. A 3.ª ICEE é o resultado de uma parceria entre a FEP e a EEUM.

A eletrónica não é um bicho-de-sete-cabeças e por isso a jeKnowledge Academy pretende desmitificar conceitos e aproximar os jovens desta área. A iniciativa volta a convidar estudantes do Secundário para participarem em várias atividades.

É natural de Viseu, tem 22 anos, e conquistou a única vaga de doutoramento em robótica na Universidade de Edimburgo para estudantes europeus. Henrique está na Escócia a colaborar com a NASA no desenvolvimento do robot “Valkyrie”.

“The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine” é o nome do megacentro de investigação que vai abrir na UMinho. O projeto é uma parceria com várias universidades nacionais e ainda com a University College London.

Um debate sobre as tendências e as necessidades das ferramentas digitais em protegerem a privacidade e os seus usuários vai desenrolar-se, esta sexta-feira, na UMinho. No encontro estarão representantes do Facebook e da Google.

Auxiliar as forças de intervenção da GNR, Bombeiros e Exército, durante a época de incêndios, é a missão de uma app que está a ser desenvolvida pelo IP Viana do Castelo. Este projeto vai ser apresentado durante os Open Days da ESTG/IPVC.

Há um novo dinossauro na família jurássica e foi descoberto por dois investigadores da Universidade Nova de Lisboa. Emanuel Tschopp e Octávio Mateus analisaram um dinossauro descoberto em 1995 e concluíram que é um “Galeamopus”.

Três jovens conimbricenses estão entre os finalistas do concurso de programação Google Hash Code 2017. Entre 2.815 equipas, o grupo ficou em 34.º lugar e apurou-se para a última fase da competição, que decorre a 1 de abril em Paris.

A artrose é uma patologia degenerativa que atinge mais de 30% da população mundial acima dos 50 anos. Sara Cortez, investigadora da UMinho, desenvolveu implantes artificiais que regeneram os movimentos dos doentes.

És um entusiasta da rádio? Então não podes perder o Congresso Conversas do Éter. O espaço agrega vários oradores nacionais e internacionais para conversar sobre o radioamadorismo, uma atividade que criou uma rede social ainda antes da internet.

O EBEC, concurso europeu destinado a estudantes de ciências, engenharias e tecnologias, vai arrancar com a sua fase local em Aveiro. O evento vai decorrer entre 10 e 15 de março, dividindo-se em duas modalidades: team design e case study.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) prolongou até 1 de março as inscrições para o Lisbon Green Hackathon que se realiza, entre 11 e 12 de março. A iniciativa é organizada pelo núcleo do mestrado integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente de Ciências, um hackerspace conhecido como Oficina das Energias.

O IP Leiria, através da sua unidade de Pesquisa e Desenvolvimento MARE, é líder do projeto AMALIA que procura atribuir utilidade às algas invasoras. As algas deixam assim de ser um problema ecológico, podendo ser usadas em alimentação e farmacêutica.

O professor universitário Eduardo Cintra Torres é o primeiro convidado do ciclo de seminários «Os Caminhos do Futuro». A primeira edição da iniciativa, que irá debater temas da atualidade nacional e internacional, terá como mote a televisão.

Ready, set, go! Está dada a partida para mais uma edição das Olimpíadas da Biotecnologia, iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Católica do Porto que pretende desafiar os estudantes do Secundário a interessarem-se pela ciência e tecnologia.

A xilanase é uma enzima que provém de uma bactéria existente na Antártida e cujo uso na panificação fortalece a massa, tornando o pão mais macio. Este é o resultado de um estudo do investigador da UMinho, Tony Collins, após duas visitas ao continente gelado.

Incitar à construção de portefólios digitais é um dos objetivos do «Empowering Eportfolio Process». Este projeto europeu, que tem sido dinamizado no Politécnico de Setúbal, pretende «digitalizar» a educação nas entidades de Ensino Superior.

Aprofundar competências tecnológicas é uma das metas da 5.ª edição das JORTEC. Além de palestras e workshops, o evento contará com a presença da SISCOG, empresa que utiliza inteligência artificial nas redes de transporte urbanas.

Criar um código aberto que permita a gestão dos centros históricos é o desafio proposto pelo Smart Heritage City. A cobaia deste projeto será a cidade espanhola de Ávila (Espanha) e espera-se que chegue, em breve, a outros espaços europeus.

Pela quinta vez, os Politécnicos vão juntar-se à mesa para conversar sobre a modernização deste setor do Ensino Superior. Desta vez, em discussão, estará o poder das tecnologias da informação e o desenvolvimento de competências digitais.

É um software 3D áudio, criado por um professor português, que já foi utilizado em filmes como «Batman V Super-Homem» e «Steve Jobs». Nuno Fonseca vê agora o seu trabalho reconhecido, com uma nomeação para os prémios Cinema Audio Society.

O Easy2Rec é um software, desenvolvido no Instituto Superior de Engenharia do Porto, que permite o desenvolvimento de vídeo-aulas e outras apresentações digitais. O produto, inteiramente português, tem atraído atenções no país e no estrangeiro.

Pedro Costa tem apenas 34 anos, mas já soma uma carreira científica recheada de prémios. Agora foi a Sociedade Internacional de Biofabricação a condecorar o vizelense pelo trabalho de modelagem de tecidos e órgãos humanos.