LHLN_Thumb
31.MAR.16 - 10:31

Usa os teus superpoderes para mudar aquilo que te rodeia

Dançar, desenhar ou cozinhar. Não importa aquilo que sabes fazer. O que vale aqui é transmitir o teu talento para transformar a sociedade num lugar melhor. Interessado no desafio? O Movimento Transformers precisa de ti. 

Porto, Amadora, Massamá, Gaia, Famalicão e Leiria. O Movimento Transformers conta chegar ainda mais longe e para tal, está à procura de voluntários com vontade de «fazer a diferença» na localidade onde vivem.

«Os ativadores são pessoas dinâmicas e com vontade de criar a sua escola de superpoderes na sua comunidade», explica Joana Moreira, do Movimento Transformers, ao Canal Superior. 

A filosofia destes transformadores sociais surgiu em 2010. «Nasceu da vivência de um grupo de breakdance de Palmela, os In Motion, que enquanto treinava nos parques da vila descobriu que podia usar aquilo para fazer a diferença na sua comunidade, dando de forma informal, workshops e espetáculos a jovens da comunidade», conta. 

A ideia é simples: criar um ecossistema onde as pessoas descobrem e exploram as atividades de que mais gostam de praticar e usam esse talento, ou «superpoder», para causar impacto na comunidade através de formações, treinos, aulas. Resumindo: ensinar ao próximo aquilo que sabes fazer melhor. 

Tudo isto para combater a «falta de envolvimento cívico e social» no mundo e alcançar a «meta audaciosa» de aumentar a taxa de voluntariado, em Portugal, para os 50% até 2020. 

O ideal dos Transformers movimentou já mais de 140 voluntários e capacitou quase 2 mil aprendizes. Hoje, abrange 52 comunidades e reúne desde desportistas, poetas, músicos, chefes de cozinha a ilustradores, atores, bailarinos e skaters.  

Para seres um ativador do movimento deves formar uma equipa com dois ou três elementos, angariar 350 euros, no período de um mês e com o apoio da equipa Transformers, e implementar uma «Escola de Superpoderes» durante, pelo menos, um ano.  

Joana Moreira exemplifica algumas da tarefas a executar: «identificar os recursos e talentos da comunidade, mobilizar os talentos da comunidade para se tornarem mentores de grupos de aprendizes, encorajar os grupos de aprendizes a retribuir e a usar o seu talento para transformar». 

No sentido de qualificar os futuros ativadores, está agendada uma formação nos dias 7 e 8 de maio, no Porto, momento no qual os participantes vão receber um conjunto de materiais para a abertura da escola. 

Os interessados devem inscrever-se online até 16 de abril. 

Facebook Twitter