LHLN_Thumb
16.FEV.17 - 17:40

U.Minho celebra 43.º aniversário

Com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de muitos antigos alunos, a Universidade do Minho comemora esta sexta-feira o seu 43.º aniversário. As celebrações incluem inaugurações, tertúlias e concertos.

O salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, vai ser, esta sexta-feira, palco da cerimónia solene do 43.º aniversário da Universidade do Minho. O evento vai ser presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e terá início às 10h00.

A efeméride vai ser assinalada com intervenções do reitor da U.Minho, António M. Cunha, do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, do presidente do Conselho Geral, Álvaro Laborinho, da secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e será encerrado com o discurso do Presidente da República.

A cerimónia inclui o tradicional cortejo académico, o momento Compromisso com a Sociedade, a entrega do Prémio de Mérito Científico, da Medalha da Universidade aos funcionários mais antigos, dos Prémios Escolares e das Cartas Doutorais. Durante a iniciativa haverá ainda espaço para momentos musicais, a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado pela Camerata - Orquestra de Cordas do Departamento de Música, sob a direção do maestro Rui Paulo Teixeira.

Às 15h as comemorações prosseguem com a inauguração da Biblioteca Fernão Mendes Pinto, construída a partir de espólios dados pelo embaixador João de Deus Ramos, pelo professor Timothy Wright e pelo Hanban – Gabinete de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo. O espaço, dedicado aos idiomas e culturais orientais, irá ocupar parte do quarto piso da Biblioteca Geral do Campus de Gualtar em Braga.

O programa da festa de aniversário inclui ainda um ciclo de tertúlias intitulado «2Share – Talentos Alumni», subordinado ao tema «Quem és, de onde vens, para onde vais?». Esta atividade inicia-se às 16h e junta a diretora do Paço dos Duques de Bragança, Isabel Fernandes, o CEO da tecnológica F3M, Pedro Fraga e o reitor António M. Cunha.

Por fim, às 18h30, a Reitoria recebe a III Conferência Alumni para ex-alunos da academia minhota. Sob o mote «Mind the Gap», o evento colocará frente-a-frente os líderes empresariais e os colaboradores de diferentes gerações. Assim, Jorge Marrão (Deloitte) e Luís Portela (Bial) enfrentarão os respetivos funcionários, Pedro Brás da Silva e Nuno Pires, formados na UMinho.

As celebrações encerram com um concerto da fadista Cristina Branco, um cocktail de boas-vindas e um jantar de convívio com mais de 150 profissionais com percursos de destaque.

Facebook Twitter