Encontro de Artes Plásticas “Times and Movements of the Image”, organizado pelo Politécnico de Leiria e pela Nova de Lisboa, centra-se na imagem em movimento.
O mote para a conferência internacional de artes plásticas é “Times and Movements of the Image”. A concretização parte da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.
Nos dias 15 e 16 de novembro, “este encontro promete apresentações que mostram as tensões entre a imagem fixa e a imagem em movimento, discussões sobre a questão da perenidade do projeto artístico e a imaterialidade da imagem captada pelas novas tecnologias, sem esquecer a relação com as disciplinas artísticas mais tradicionais, como a pintura, o desenho e a escultura”.
A 15 de novembro, “o programa decorre na ESAD.CR e inclui várias conferências que contam com os contributos de oradores especializados nacionais e internacionais, que abordam temas como ‘Temporalidades e Diferimentos da Imagem’, ‘Materialidades, instantes, durações: entre a criação e o movimento’, ‘Moving images, frame narration’”. A conferência final será proferida pelo crítico, escritor, curador e professor de arte na Universidade de Londres, Michael Archer.
No segundo e último dia, a FCSH da Universidade Nova de Lisboa acolherá “múltiplas sessões paralelas, que abrangem os seguintes temas: ‘Imagem e imagens arquitetónicas’, ‘Imagens fixas e em movimento, e novas formas de espectadores’, ‘Reinventando a história da arte: entre os velhos e novos meios’, ‘Corpo, desempenho e intermedialidade’, ‘Fotografia, imagem e desempenho’, ‘Novas tecnologias de media’. As palestras estarão a cargo de Damian Sutton, professor de teoria da fotografia e cultura na Universidade de Coventry, no Reino Unido, e Francisco Paiva, professor na área das artes e humanidades na Universidade da Beira Interior.
O evento “destina-se a académicos, investigadores e artistas interessados no estudo dos múltiplos tempos e movimentos da imagem, explorando relações e limites entre diferentes disciplinas”.
Para assinalar e antecipar este evento, a ESAD.CR inaugura hoje, dia 14 de novembro, às 18h00, uma exposição dedicada ao tema da imagem em movimento. Será no Espaço Concas, no Centro de Artes das Caldas da Rainha. A mostra reúne trabalhos de dez artistas nacionais e internacionais e resulta de uma call for works internacional, realizada no âmbito da conferência. A exposição é aberta ao público e vai estar patente até 5 de janeiro de 2019.