O Prémio Carreira FEP 2017 já tem nome. Fernando Teixeira dos Santos, antigo ministro das finanças, sucede a Francisco Olazabal, como o vencedor do galardão que distingue um diplomado da instituição.
O antigo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, vai receber o Prémio Carreira FEP 2017. O galardão será entregue na Sessão Solene do Dia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a realizar no dia 29 de maio, às 17h30.
Licenciado em Economia, em 1973, na FEP, começou nesse mesmo ano a lecionar na faculdade onde, a par da atividade letiva, tem publicado e orientado trabalhos académicos nas áreas de Macroeconomia e História Económica. Foi também Presidente do Conselho Científico e Vice-Presidente do Conselho Diretivo da instituição, entre 1992 e 1995
Foi nomeado, em 2005, Ministro de Estado e das Finanças, tendo, entre julho e outubro de 2009, acumulado as pastas das Finanças e da Economia e Inovação. Em 2009 foi reconduzido como ministro das Finanças. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português.
Este prémio, que distingue anualmente um diplomado da Faculdade, tinha sido atribuído no ano anterior a Francisco de Olazabal. Miguel Cadilhe, Manuel de Oliveira Marques, Rui Rio e Daniel Bessa foram outras das personalidades que já receberam esta distinção.