LHLN_Thumb
05.ABR.17 - 17:40

Siza Vieira e o desenho de objetos

O IADE – Universidade Europeia apresenta, em conjunto com o Museu Nacional do Azulejo, o livro “A Arte interior. Siza Vieira e o desenho de objetos”. Esta publicação investiga a relação do arquiteto com o conceito de Obra de Arte Total.

O Museu Nacional do Azulejo recebe amanhã, 6 de abril, pelas 16h30, a apresentação do livro “A Arte interior. Siza Vieira e o desenho de objetos”. A obra foi realizada com a chancela da Editora Caleidoscópio e conta com a coordenação editorial da professora do IADE – Universidade Europeia, Maria Helena Souto, e de Alexandre Nobre Pais, conservador do MNAz.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o IADE – Universidade Europeia e o Museu Nacional do Azulejo. O principal objetivo do livro, assim como da exposição que o precedeu, é mostrar como o arquiteto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projeta com a criação de objetos, em sintonia com os princípios de um processo projetual que reflete o conceito de Obra de Arte Total.
 
Nas palavras de Maria Helena Souto, professora de História do Design em Portugal e coordenadora do livro “Design em Portugal (1960-1974)”, “um dos elementos chave é a presença da azulejaria, aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor e que tem no livro o lugar de destaque e a reflexão que merece”.
 
Tanto o livro como a exposição nasceram no âmbito do projeto de investigação “Design em Portugal (1960-1974)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE). 

Facebook Twitter