Em Lisboa, na Faculdade de Ciências, vai nascer o PermaLab. O espaço convida todos os estudantes a cooperarem para criar um laboratório que sintonize a criação de ambientes sustentáveis em harmonia e o equilíbrio com a natureza.
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa está a desenvolver um laboratório vivo de permacultura. O espaço resulta de uma parceria entre a HortaFCUL, o centro cE3c e a própria faculdade, e pretende incitar à colaboração entre elementos da comunidade, promover a investigação e melhorar a pegada ecológica da FCUL.
A permacultura é um sistema de planeamento para a criação de ambientes sustentáveis e produtos, em harmonia e equilíbrio com a natureza. O plano geral para o PermaLab foi obtido a partir da observação e análise dos vários aspetos e fatores que influenciam o local, como a topografia, o setor solar, o vento, as fontes poluentes e os recursos hídricos.
O PermaLab será palco de várias experiências que serão integradas, potenciando as sinergias entre elementos do sistema. O objetivo é aumentar a exergia, ou seja, o trabalho máximo que pode ser obtido através dos processos adequados ao sistema.
Situado na zona norte da FCUL, junto ao parque das estufas, o PermaLab permite a implementação de projetos multidisciplinares, criando uma arena de cooperação entre diversas partes da instituição. Todos aqueles que se sentirem motivados, tiverem ideias e estiverem comprometidos com os seus projetos, estão convidados a juntarem-se ao laboratório.