LHLN_Thumb
02.MAR.17 - 16:30

Sabes o que é o radioamadorismo?

És um entusiasta da rádio? Então não podes perder o Congresso Conversas do Éter. O espaço agrega vários oradores nacionais e internacionais para conversar sobre o radioamadorismo, uma atividade que criou uma rede social ainda antes da internet.

A Universidade de Aveiro recebe a 4 de março o Congresso Conversas do Éter, evento que congrega todos os entusiastas, amadores, profissionais, anónimos e figuras de renome internacional ligadas ao rádio e às ciências radioelétricas. A conferência de radioamadorismo pretende unir a comunidade amadora e académica à volta deste assunto.

O radioamadorismo é um hobby técnico-científico, nascido no final do século XIX, durante as primeiras emissões de rádio. A curiosidade na comunicação à distância potenciou a montagem de equipamentos e antenas caseiras a título experimental. Hoje o radioamadorismo é praticado em vários países do mundo e entre os praticantes contam-se Juan Carlos, rei de Espanha até 2014, e o falecido ator Marlon Brando.

«É a paixão por um mundo, e até um universo, sem fronteiras», confessa Flávio Jorge, aluno de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica da UA, sobre o seu relacionamento com o radioamadorismo. Por sua vez Jorge Ruivo, aluno do Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática assume que o que o atrai nesta “modalidade” é que «qualquer um de nós pode comunicar com qualquer outro radioamador no mundo, sem que para isso tenha de existir qualquer outro interveniente».

Na sua terceira edição, o Conservas do Éter contará com vários oradores internacionais. Klaus von der Heide, docente da Universidade de Hamburgo e Douglas Maggs, presidente do clube de rádio da Universidade de Harvard, são alguns dos palestrantes em cartaz.

Nesta iniciativa estará também Luís Cupido, CEO da LC Technologies, que irá intervir sobre o tema «Comunicações com o espaço profundo: da Terra à Voyager, entre outras». Também marcará presença no evento Nuno Borges Carvalho, professor da UA, investigador do Instituto de Telecomunicações e especialista em transferência de energia através de ondas de rádio.

Além da intervenção dos oradores convidados, a organização incentiva a submissão de trabalhos desenvolvidos no âmbito das ciências radioelétricas por parte de todos aqueles que são simplesmente entusiastas da rádio. O melhor trabalho receberá o prémio Michelson-Morley, patrocinado pela ANACOM e pelo Instituto de Telecomunicações.

Facebook Twitter