Professores, estudantes e investigadores da Europa e da América do Sul vão reunir-se na próxima semana, em Vila Real, para conversar sobre o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.
São cerca de 275 participantes, oriundos de países da Europa e da América do Sul. Entre estes estão professores, investigadores, estudantes, deputados europeus, representantes de associações e empresários. O 11.º Colóquio Ibérico de Estudos Rurais pretende analisar e propor ideias para o desenvolvimento sustentável e inclusivo nos territórios rurais.
O encontro vai realizar-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, entre os dias 13 e 15 de outubro.
A organização do evento é partilhada pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER), Asociación Española Economía Agraria (AEEA) e UTAD, através do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD).
O tema da edição deste ano do colóquio é o «Desenvolvimento Inteligente e Inclusivo em Territórios Rurais». Em debate estará a aplicação de um crescimento rural sustentado e inteligente, em diversos contextos geográficos e socioculturais.
Realizados desde 1988, os Colóquios Ibéricos de Estudos Rurais vêm-se destacando como um espaço de debate transdisciplinar, e permitem a identificação e a análise de desafios e oportunidades nas zonas rurais.