LHLN_Thumb
31.MAI.16 - 12:19

Rhombu quer combater o consumo de álcool em S. Tomé

Duas estudantes portuguesas lançaram um projeto para moderar o consumo de álcool em São Tomé e Príncipe. O Rhombu nasceu através da formação Spirit'16.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, o consumo anual de álcool puro per capita em São Tomé e Príncipe (7,1l) é superior à média mundial e à média do continente africano. Para combater estes números, Helena Portugal e Joana Gomes criaram um projeto de empreendedorismo social.

Aos 21 e 23 anos, as jovens estão a frequentar o mestrado em Psicologia Clínica e, através do Rhombu, querem moderar o consumo de álcool em São Tomé e Príncipe, nomeadamente nas comunidades de Guadalupe, Agostinho Neto e Morre Peixe, em Lobata.

«O Rhombu nasceu no âmbito da formação Spirit'16, uma formação de empreendedorismo social da WACT - We Are Changing Together. Através das nossas pesquisas e formação, percebemos que o consumo abusivo de álcool é um problema grave em São Tomé e Príncipe e, como estudantes de Psicologia e interessadas pela área da Saúde, decidimos criar o projeto», contam as jovens, ao Canal Superior.

O projeto quer sensibilizar a população local através de rastreios de consumo de álcool em conjunto com profissionais do Centro de Saúde local e utilizando sessões de sensibilização com jovens das três comunidades de Lobata, procurando não só sensibilizar para o problema, mas também incentivar a procura de soluções.

«Na pesquisa sobre o tema, encontrámos dados que apontam para o consumo de álcool por menores de idade e grávidas. Há inclusive crenças erradas sobre os efeitos do álcool. Este problema tem inúmeras consequências para a saúde física, psicológica, mas também consequências socioeconómicas», explicam. 

De momento, Helena e Joana estão a liderar o projeto a partir de Portugal. No entanto, em agosto partem para São Tomé e Príncipe, onde vão ficar durante seis semanas.

Procura de donativos para a viagem

Para garantir a continuidade do projeto, Helena e Joana vão estabelecer contactos com ONG's locais. Desta forma, será possível «continuar as práticas iniciadas e disponibilizar o Manual de Sensibilização para o Alcoolismo com informações sobre o consumo de álcool e sugestões de atividades de sensibilização».

Para além disso, o projeto tem o apoio contínuo da WACT e já estão a ser estabelecidos contactos com outras entidades para construir o Manual de Sensibilização para o Alcoolismo.

Os interessados em apoiar o projeto de empreendedorismo social podem fazê-lo de várias formas. As jovens têm um site e uma página do Facebook onde partilham todas as novidades do projeto e, brevemente, esperam lançar uma campanha de crowdfunding.

Para já, aceitam donativos para ajudar a financiar a viagem para São Tomé e a ajuda de pessoas com conhecimento na área para a preparação do manual antes da viagem. 

A 6 e junho, o Rhombu vai estar o WACT Pitch, na Fnac Colombo, para dar a conhecer o projeto à sociedade. 

Facebook Twitter