O comissário europeu Carlos Moedas entregou, esta terça-feira, o Prémio Fernando de Sousa a estudantes de Coimbra e do Minho. O galardão visa premiar jornalistas cujas peças informativas contribuam para explicar questões a nível europeu.
Cinco estudantes – um da Universidade de Coimbra e quatro da Universidade do Minho – foram os vencedores da primeira edição do Prémio Fernando de Sousa, na categoria Estudante. O prémio foi entregue pelo comissário europeu de Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
Tomás Nogueira, aluno de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Coimbra, foi um dos eleitos com a peça “Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal fala à RUC”. Licenciado em Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da UC, Tomás é colaborador da Rádio Universitária de Coimbra.
Por sua vez, na mesma categoria, Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa, alunos da licenciatura e
do mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho, venceram com “O bicho-papão não mora aqui”. Publicada no jornal académico ComUM Online, esta reportagem menciona os processos de integração nos bairros sociais de Famalicão.
O prémio desta competição é uma viagem de InterRail pela Europa, no valor de 3000€. A iniciativa é desenvolvida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e homenageia Fernando de Sousa, jornalista português e perito em assuntos europeus, falecido em 2014.