LHLN_Thumb
07.DEZ.18 - 10:42

Portugal tem talento?

A KCS iT é parceira do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, impulsionando o prémio K.Tech.

O Canal Superior conversou com Tiago Farinha, Diretor Geral da KCS iT 

O que é “talento”?
Por talento considero um conjunto de qualidades inatas e técnicas que influenciam o crescimento de um colaborador e, por consequência, geram impacto nos negócios e nas empresas. Na KCS iT acreditamos que o sucesso resulta da soma de todas as partes, nomeadamente da apetência e da experiência dos mais de 300 colaboradores que nos constituem. Desenvolvemos o talento das nossas equipas desafiando-as com projetos de tecnologias de nova geração e ampliando as suas competências com formações práticas. É um desafio contínuo.  

E como vai o talento em Portugal?
Depois de anos desafiantes a nível económico, Portugal vive um contexto favorável ao desenvolvimento de talento. O investimento de grandes marcas em centros de competências tecnológicos tem-se feito notar, bem como a consolidação de empresas de diversos setores económicos. A digitalização dos negócios pede, cada vez mais, recursos humanos talhados para esta especificidade. Estes fatores têm contribuído para a evolução mais acelerada do que se chama “talento”. A KCS iT trabalha em vários eixos no desenvolvimento de talento. Internamente, temos o programa Akademy, pelo qual dinamizamos as potencialidades de recém-licenciados para o mercado da inovação e tecnologia. Somos também parte ativa do concurso Montepio Acredita Portugal, através do Prémio K.Tech que avalia e desenvolve propostas empreendedoras de jovens e menos jovens talentos.  

Como surgiu a parceria com o Prémio K.Tech e o que vos levou a aceitá-la?

A relação com a Acredita Portugal surgiu na convergência de necessidades comuns. A KCS iT procurava uma iniciativa pela qual conseguisse contribuir para a dinamização de ideias empreendedoras e de novos talentos. A organização do maior evento de empreendedorismo do nosso país sentiu a necessidade de ter um parceiro tecnológico com provas dadas, que fosse capaz de responder ao cada vez maior número de candidaturas deste cariz.  

O que tem mudado nas formas de procurar talento nos últimos anos?

Novas gerações entram no mercado e com elas, novos hábitos. As gerações Millennial e Z, que agora se tornam preponderantes no mercado de trabalho, têm padrões de comunicação e de comportamento diferentes e o seu recrutamento torna-se um desafio interessante para as empresas. A identificação de talento faz-se atualmente por via digital, colaborando com universidades e trabalhando a polivalência das marcas recrutadoras por práticas de “employer branding”.  

O que diria a alguém que gostaria de ser encontrado?

Há ótimas ferramentas digitais, hoje em dia, que fazem com que os talentos se exponham a quem os procure. Para se destacarem dos demais, recomendo aos mais jovens talentos que desenvolvam as suas competências ao máximo, por exemplo, praticando no lançamento de um projeto próprio. Seja uma startup, um conceito, uma candidatura a um concurso de empreendedorismo. A prática leva-nos à excelência. Tomemos por exemplo o melhor jogador de futebol do mundo, Cristiano Ronaldo, é reconhecido por ser o mais trabalhador nos plantéis por onde passou.  

De que forma encaram os novos projetos que vão surgindo?

Com grande sentido de oportunidade e otimismo. A KCS iT assinalou uma década de existência em 2018. São anos de diversificação de oferta, cumprindo as necessidades de negócios e empresas com quem trabalhamos. Ao longo deste percurso lançámos a Key Services e a sua Akademy para desenvolver projetos fechados e novos talentos. Assumimo-nos como uma das principais consultoras em Gestão de Projeto em solo Português, o que levou a expandir esta nossa competência a países do centro da Europa. Mais recentemente criámos uma área de Business Intelligence pela qual oferecemos a disrupção de plataformas como o Salesforce e VisualCue a empresas e negócios. Foi este sentido de oportunidade que nos fez igualmente apostar forte na região Norte do país, no qual temos um escritório que teve um crescimento de mais de 500% de colaboradores no primeiro ano de atuação.   

Como se materializa a vossa aposta no empreendedorismo tecnológico?

A aposta da KCS iT faz-se por várias vertentes: o apoio ao Prémio K.Tech do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, a potenciação de ideias propostas por consultores que se podem materializar em projetos vencedores e empreendedores de pessoas e da empresa e o desenvolvimento de conceitos de negócio dos nossos clientes através das melhores práticas de consultoria tecnológica.  No Prémio K.Tech, particularmente, a nossa ação  faz-se notar na seleção de candidaturas, no “mentoring” aos melhores projetos e na tarefa difícil de escolher o melhor projeto empreendedor tecnológico do ano.  

Facebook Twitter