Um total de 250 atletas competiu este fim-de-semana no Campeonato Nacional Universitário de Pista Coberta. O troféu coletivo ficou nas mãos da Universidade do Porto e, entre muitos novos campeões, bateram-se recordes nacionais universitários.
A Expocentro, em Pombal, reuniu 250 atletas para o Campeonato Nacional Universitário de Pista Coberta. A Universidade do Porto conquistou o troféu coletivo e vários atletas confirmaram o favoritismo nas modalidades individuais.
No salto em altura, Paulo Conceição (FCT NOVA) foi o vencedor, batendo o recorde nacional universitário. Em femininos, a atleta da AE do Instituto Superior de Agronomia, Catarina Fernandes, conquistou o primeiro lugar no pódio.
Por sua vez, no salto em comprimento, Teresa Vaz Carvalho, da AE da Escola Superior de Comunicação Social bateu também o recorde nacional universitário. Em masculinos foi o flaviense Ivo Tavares (U. Porto) a sagrar-se campeão.
Em representação da AE do Instituto Superior Técnico, Filipe Corceiro conquistou o 1.º lugar no salto com vara. Nas senhoras, Beatriz Baptista (U. Porto) foi quem triunfou em Pombal.
A fechar as disciplinas técnicas, Cristiana Campos, da Académica de Coimbra, e Alexandre Almeida, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, venceram na modalidade de lançamento do peso.
Nas provas de velocidade, Paulo Conceição conquistou mais uma medalha nos 60m barreiras, variante que em femininos foi para Catarina Fernandes, que também repetiu o lugar no pódio. Nos 60m planos, o atleta da Faculdade de Motricidade Humana, Rafael Jorge, venceu em masculinos, enquanto a campeã feminina foi Sofia Duarte, do IP Santarém.
Bernardo Pereira, do Instituto Politécnico de Leiria, e Andreia Crespo da AE da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa foram os vencedores nas provas de 400m. Wilson Conniott, também do IP Leiria, e Solange Fernandes da AEFMH, ganharam na categoria dos 800m.
Nos 3000m Gonçalo Casimiro, da NOVA, e Ana Lopes, da U. Porto, conquistaram o título nacional universitário, enquanto Laura Lea da AA da Universidade do Algarve venceu nos 3000m marcha. Amaro Teixeira, da AAUBI, foi o campeão nos 5000m marcha.
Finalmente, na prova coletiva de estafetas (4x200m), a Universidade do Porto conquistou o título em femininos, enquanto o primeiro lugar do pódio nos masculinos ficou reservado para o Instituto Politécnico de Leiria.