LHLN_Thumb
19.JUN.18 - 11:27

Pode haver transgressão no design?

Pode. E o IADE-Universidade Europeia quer discutir a questão na 5ª edição da Design Doctoral Conference, entre 20 e 22 de junho.

O IADE- Universidade Europeia promove a 5ª edição da Design Doctoral Conference, dedicada à transgressão. Os convidados são investigadores e oradores de referência como Stefano Giovanni, o designer da Alessi – Family Follows Fiction, Roberto Feo e Renny Ramakers.

O evento é promovido pela UNIDCOM - Unidade de Investigação em Design e Comunicação “que apoia a formação de novos investigadores e a promoção de atividades de disseminação e transmissão de conhecimento”, e coorganizada pelo programa de doutoramento em Design do IADE-EU.

Roberto Feo será o orador do primeiro dia da Design Doctoral Conference. O designer tem “trabalhos exibidos internacionalmente em várias coleções, desde Paris a Nova Iorque”. Na quinta-feira, podes ouvir Renny Ramakers, “a designer que criou o Design+Desires, um programa que explora como os sonhos, as paixões e as necessidades dos moradores de uma cidade podem vir a moldá-la”.
 
A encerrar a conferência, no dia 22 de junho, a palestra do designer italiano Stefano Giovannoni, “considerado um grande ícone do design utilitário e que já trabalhou em empresas como Alessi, Fiat, Lavazza, LG Hausys, Pepsico, Pulsar, Samsung, Seiko, Siemens e Telecom”.
 
“A 5ª edição da DDC vai convidar à reflexão sobre a transgressão no design e irá partir do pressuposto de que vários designers e artistas escolheram a transgressão como estratégia para criarem trabalhos provocativos, rompendo os limites impostos pelo mercado. Movimentos radicais e de vanguarda que promoveram abordagens disruptivas, assentes na ideia de renovar, transpor e ultrapassar as barreiras impostas pela indústria, com o objetivo de superar elementos pré-estabelecidos, vão estar em destaque no IADE-Universidade Europeia.

Partindo do pressuposto de que, no design, transgressão significa desobedecer às regras estabelecidas pelo projeto, promover inovações radicais, propor abordagens de design não convencionais, incluindo no processo temas como a sustentabilidade, a inovação social e a inteligência artificial, a conferência deste ano vai abordar esse romper dos pressupostos, através do debate entre os vários oradores e investigadores.”

A entrada na DDC’18 é livre mas sujeita a inscrição. Os bilhetes para as palestras encontram-se disponíveis aqui.

Facebook Twitter