É um software 3D áudio, criado por um professor português, que já foi utilizado em filmes como «Batman V Super-Homem» e «Steve Jobs». Nuno Fonseca vê agora o seu trabalho reconhecido, com uma nomeação para os prémios Cinema Audio Society.
O Sound Particles, software 3D áudio criado pelo docente do Politécnico de Leiria, Nuno Fonseca, está nomeado para os prémios Cinema Audio Society. O projeto do professor português foi selecionado na categoria «Outstanding Product», na área de pós-produção.
Vocacionado para profissionais de som nas áreas do entretenimento (cinema, televisão, videojogos, realidade virtual, etc.), o Sound Particles usa sistemas de partículas de forma a criar facilmente milhares de sons em simultâneo, originando efeitos sonoros instantâneos de elevada complexidade. Este software já se encontra a ser utilizado por grandes estúdios de Hollywood, como a Universal, Warner Bros, ou a Paramount.
«É fantástico ver o nosso trabalho a receber este tipo de reconhecimento», admite Nuno Fonseca. O docente do IP Leiria confessou também estar «muito orgulhoso com esta nomeação, especialmente vinda da comunidade de profissionais de som de Hollywood».
Esta tecnologia já foi utilizada em filmes como o remake de «Poltergeist», «Steve Jobs», «Batman V Super-Homem», «Tartarugas Ninja Heróis Mutantes», «As Caça-Fantasmas», «O Dia da Independência: Nova Ameaça», entre muitos outros. «Com esta tecnologia, o computador consegue criar e gerir milhares de sons em simultâneo, conseguindo um resultado muito mais realista e com muito menos trabalho», esclarece o autor do software.
Coordenador da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia do IP Leiria, Nuno Fonseca é também professor do departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico. É igualmente professor convidado da Escola Superior de Música de Lisboa e membro da Society of Motion Pictures & Television Engineers.
A 53.ª gala anual dos prémios Cinema Audio Society realiza-se a 18 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.