Cinco estudantes de Engenharia da UMinho foram os vencedores do concurso «Sou Olá». O grupo desenvolveu um «push cart» inovador, com refrigeração, app personalizada e painel solar.
Uma equipa de alunos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho venceu o concurso «Sou Olá» da Unilever, com um veículo inovador de venda ambulante de gelados. Vera Neto, Pedro Faria, Nuno Ferreira e Luís Silva, de Engenharia Mecânica, e Fábio Ribeiro, de Engenharia de Polímeros, receberam 10.000 euros de prémio, incluindo uma viagem para um destino à escolha.
O protótipo distinguiu-se por ser autónomo, ecológico, interativo e adaptado a vários contextos. A capacidade de manter a arca refrigerada, a colocação de mais gelados por metro cúbico, a tampa de acesso rápido a produtos, a aplicação móvel para interagir com clientes, gerir stocks e cobranças e ainda, o painel solar para iluminar o veículo, são algumas das particularidades deste projeto.
Testado em agosto no centro de Braga, o veículo foi bem recebido pelas pessoas, que elogiaram o design, a app para pedidos e a utilização de energia renovável. Os alunos consideraram o concurso «uma ótima oportunidade» para o contacto real com o mercado e para o desenvolvimento de um projeto académico de investigação, incorporando as tendências tecnológicas atuais.
«Ganhámos conhecimentos técnicos, redes de contactos e muitas competências, desde estar com fornecedores, resolver dificuldades imprevistas, lidar com objetivos exigentes, ter deadlines apertados, trabalhar em equipa e saber comunicar», explica o elemento da equipa Vera Neto. O projeto foi orientado por Pedro Lombarinhas e João Pedro Mendonça, docentes do Departamente de Engenharia Mecânica da UMinho.