LHLN_Thumb
11.OUT.18 - 11:31

O capitalismo em debate no ISEG

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management debate várias questões relacionadas com a transformação do capitalismo. A 11 de outubro, 8 de novembro e 13 de dezembro.

O ISEG, a mais antiga escola de economia e gestão do país, “debate a necessária transformação do atual sistema económico e social, através da humanização”, focando-se “no ensino de uma visão pluralista” e promovendo “a discussão do tema que está a dar os primeiros passos em Portugal”. 
 
“Os atuais problemas ambientais, o aquecimento global, a desigualdade de distribuição da riqueza e o desfasamento do sistema financeiro face à economia real são algumas evidências que levam ao debate sobre uma necessária transformação do atual sistema capitalista, passando de um sistema EGO-centrado para um modelo humanista e ECO-partilhado”, dizem os organizadores. “A transformação passará por uma alteração profunda da forma como entendemos a economia, reavaliando a ligação da economia aos recursos naturais; a transformação do trabalho humano e dos estilos de vida; o papel da banca; o papel da tecnologia e da liderança.”
 
“Queremos promover uma liderança mais participativa, com respeito pelos valores humanos e sociais, centrada não apenas no crescimento económico e nos resultados financeiros, mas sobretudo no bem-estar coletivo social e ambiental, isto é, uma liderança para uma gestão ‘humanista’, em que o bem-estar pessoal e coletivo está no centro das decisões”, explica Manuel Laranja, Professor do ISEG e promotor do ciclo de debates.
 
As próximas sessões irão decorrer a 11 de outubro (“O futuro da tecnologia: da tirania da tecnologia à tecnologia do bem”), 8 de novembro (“Conectar Objetivos e Lucro”) e 13 de dezembro (Educação e Aprendizagem), no ISEG, em Lisboa. 

Facebook Twitter