O novo responsável do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é o presidente do Instituto Politécnico de Leiria. Após 6 anos na chefia do instituto leiriense, Nuno Mangas é o eleito para suceder a Joaquim Mourato na presidência do CCISP.
O presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Nuno Mangas, foi eleito presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). O líder da instituição leiriense sucede a Joaquim Mourato, presidente do IP de Portalegre.
O novo presidente do CCISP realça que «o mais importante é que as instituições politécnicas se mantenham coesas face aos desafios que se avizinham para o Ensino Superior». Nuno Mangas acrescenta ainda que se sente «muito honrado no voto de confiança» manifestado pelos seus colegas, para liderar o CCISP.
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura, Nuno Mangas é presidente do IP Leiria desde 2009. Tem 49 anos e é professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.
O CCISP é o órgão de representação dos 15 institutos politécnicos públicos e das cinco escolas politécnicas públicas não integradas, estando também representadas neste órgão as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro, Évora e Madeira. Este órgão tem entre as suas missões a formulação das políticas nacionais de educação, de ciência e cultura, a dignificação das instituições de Ensino Superior politécnico e dos seus agentes e o estreitamento das ligações com organismos nacionais e estrangeiros.
«Com mais de 30 anos de existência, em prol da coordenação e representação das instituições de ensino superior politécnico, o CCISP tem hoje um papel incontornável no ensino superior português, procurando promover, de forma contínua, o desenvolvimento do ensino, da investigação e da cultura nas instituições e nos territórios onde os seus membros se encontram localizados», sublinha Nuno Mangas.