LHLN_Thumb
31.OUT.18 - 11:54

Nem sempre podes ter o que queres

A “Bella Figura” de Yasmina Reza estreia-se no Teatro Carlos Alberto, no Porto, sob a batuta do encenador Nuno Cardoso. Para ver de 2 a 4 de novembro.

“You can’t always get what you want”, dos Rolling Stones, domina a banda sonora da peça. Diz o encenador, Nuno Cardoso, que “nós nunca, mas nunca, conseguimos alcançar verdadeiramente aquilo que queremos, isto porque na maior parte das vezes não percebemos muito bem o que queremos.” O responsável pela encenação afirma da mesma forma que o “texto é terrivelmente divertido e não há coisa mais triste e mais terrível do que uma boa gargalhada”.

Bella Figura é um exemplo do “Teatro de nervos”, celebrizado por Yasmina Reza. A dicotomia entre a diversão e a inconsequência, o sonho e a impossibilidade de realizá-lo, vão polvilhando os diálogos e os movimentos das personagens. Nuno Cardoso explica que a peça é “sobre a nossa má construção enquanto indivíduos, unidades básicas, tijolos” da sociedade. 

Não é a ação que verdadeiramente nos agarra. A tradutora da peça, Alexandra Moreira da Silva, sublinha que, na obra da autora francesa, “a ação é frequentemente substituída pelo movimento da palavra, que sustenta uma verdadeira arte da conversação.”

Pela conversa, então, conhecemos Boris, um “empreendedor à beira da falência” e Andrea, “uma mãe solteira que é técnica farmacêutica” e vice-versa, perdidos numa discussão acerca do restaurante escolhido para uma noite romântica, ou melhor, sobre o facto de o mesmo ter sido recomendado pela mulher de Boris.

Após a discussão, chega Françoise, uma amiga da mulher de Boris, o seu marido, Eric, e a sogra, Yvonne. Aquilo que seria uma simples festa de aniversário, transforma-se numa discussão contínua sobre a “matéria estagnada e tumultuosa da vida”, uma combinação de “angústias, frivolidades, hipocrisias, cobardias e mentiras”.

Yasmina Reza tem sido considerada uma das dramaturgas vivas francesas mais populares, tendo sido galardoada com as mais importantes distinções, como o Prémio Molière (1987, 1988, 1990 e 1994), os Tonys (1998 e 2009) e os Laurence Olivier Awards (1998 e 2009).

O espetáculo resulta de uma coprodução entre Ao Cabo Teatro, Teatro Aveirense e Câmara Municipal de Viseu. Tem no elenco nomes como Afonso Santos, Maria Leite ou Ana Brandão. Estará em cena no Teatro Carlos Alberto, até dia 4, partindo depois para o centro do país.

Facebook Twitter