A UMinho celebra a cultura galega, na 3.ª Semana Cultural «Convergências Portugal-Galiza». Neste âmbito, o Ministro da Educação vai marcar presença na reitoria da academia minhota, numa iniciativa que conta com debates e momentos musicais.
A 3ª Semana Cultural "Convergências Portugal-Galiza" vai contar com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. A iniciativa terá lugar no salão nobre da Reitoria, no centro de Braga, às 21h30.
A sessão de boas-vindas contará com a intervenção do reitor da UMinho, António M. Cunha, e com a declamação de um poema de João Verde, por Fernando Pena e Marisa Moreda. No programa do evento está ainda a apresentação dos livros «A Raiz Genuína: a música tradicional da obra de José Afonso», do musicólogo
Mário Correia, «A Imagem da Galiza em Portugal», do professor Carlos Pazos-Justo, sob a moderação de Henrique Barreto Nunes, vice-presidente do Conselho Cultural da UMinho.
Mário Correia, «A Imagem da Galiza em Portugal», do professor Carlos Pazos-Justo, sob a moderação de Henrique Barreto Nunes, vice-presidente do Conselho Cultural da UMinho.
A partir das 22h a conferência contará com uma mesa redonda onde se discutirão as relações Portugal/Galiza. Nesta iniciativa participarão Román Rodriguez González, conselheiro da Cultura, Educação e Ordenação Universitária da Xunta da Galiza, Anxo Angueira, presidente da Fundação Rosalía de Castro, Uxía, cantora galega, João Cardoso Rosas, presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, Firmino Marques, vice-presidente do Município de Braga e o reitor António M. Cunha. Esta sessão inclui momentos musicais a cargo do guitarrista Artur Caldeira.
A Semana Cultural decorre até sábado, em Braga, celebrando a união entre os dois lados da fronteira. O evento é organizado pelo grupo Canto d’Aqui, do Centro de Estudos Galegos e pelo Conselho Cultural da UMinho.