LHLN_Thumb
07.ABR.17 - 17:30

Mestrado da UMinho vence prémio “Europa Nostra”

O SAHC é único no mundo e distingue-se das formações generalistas em conservação do património. Os graduados deste curso já ganharam diversas bolsas da Fundação Getty e agora é a vez de a UE distinguir o mestrado com o Prémio “Europa Nostra”.

A União Europeia galardoou o mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC) com o Prémio Património Cultural “Europa Nostra”. O mestrado, coordenado pela Universidade do Minho, foi distinguido na categoria “Educação, Formação e Sensibilização”. 

O SAHC é um programa de ensino de um ano que pretende proporcionar formação avançada no domínio da conservação e da reabilitação do património cultural construído. É uma formação única no mundo, quando comparada a outros cursos generalistas de conservação do património. 

O mestrado foi financiado pela Comissão Europeia na última década e envolve colaborações com a Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), a Universidade Politécnica da Catalunha - Barcelona Tech (Espanha) e a Universidade de Pádua (Itália).

Anualmente o mestrado, coordenado pela UMinho, em Guimarães, recebe cerca de 400 candidaturas para uma média de 35 vagas disponíveis. O curso conta com alunos oriundos de mais de 60 países, entre os quais EUA, Irão, China, México, etc. 

O coordenador do SAHC, Paulo Lourenço, explica que esta formação é essencial porque “o património cultural construído está em risco devido a uma série de fatores, incluindo a degradação natural, as intervenções humanas, os riscos naturais e as alterações climáticas”. “A Europa tem sido líder mundial no domínio da conservação de edifícios do património cultural, desde as primeiras abordagens, do Renascimento à Revolução Industrial, até aos dias de hoje”, acrescenta.

Paulo Lourenço vai receber este prémio no próximo dia 15 de maio, em Turku, na Finlândia, numa cerimónia que contará com a presença do comissário europeu Tibor Nayracsics.

Facebook Twitter