A linha de apoio emocional e prevenção do suicídio procura voluntários para a sua equipa. Os candidatos interessados passam por um processo de recrutamento dividido em três fases.
A Linha SOS Estudante está à procura de voluntários. O projeto criado, em 1997, por estudantes da Universidade de Coimbra tem, atualmente, 20 voluntários mas estão a alargar a sua equipa.
Os jovens interessados em colaborar com a linha devem realizar a candidatura até ao final do dia 23, no site do projeto. Posteriormente, os candidatos vão passar por um processo de recrutamento dividido em três fases.
Inicialmente, devem realizar uma entrevista eliminatória. Os candidatos que forem apurados para a segunda fase são submetidos a uma formação interna, onde são abordados temas como luto, sexualidade, doença mental, entre outros. No final desta formação, é realizada uma última entrevista, para verificar a aptidão e capacidade dos jovens para o atendimento.
«Dado estar em causa uma atividade de extrema sensibilidade e de elevada exigência ao nível da sua execução, também a formação e a avaliação dos candidatos não podem deixar de ser exigentes e rigorosas», explica Paulo Rosa, presidente da linha SOS Estudante, ao Canal Superior.
As chamadas da linha são confidenciais e os voluntários são anónimos. De acordo com dados referentes a 2015, a solidão é o tema de 25% das chamadas, 23% abordam sexualidade, 19% são sobre relacionamentos e 10% falam de suicídio.
Quase 20 anos de apoio à comunidade estudantil
Criada em 1997, a Linha SOS Estudante começou por tentar «dar resposta aos problemas de adaptação dos estudantes à cidade de Coimbra, através de um atendimento telefónico alicerçado numa escuta ativa, na empatia, no não julgamento e na não emissão de opiniões ou juízos de valor».
O projeto «de estudantes para estudantes» cresceu e atualmente recebe chamadas de várias faixas etárias e de todo o território nacional.
«A Secção Cultural da Associação Académica de Coimbra foi progressivamente alargando o âmbito pessoal do seu serviço a todos quantos sintam a necessidade de uma escuta emática e despida de pré-juízos», acrescenta Paulo Rosa.
A Linha SOS Estudante funciona todos os dias - com exceção dos períodos de férias escolares -, entre as 20h e a 1h.