A pós-doutoranda aveirense da UMinho, Maribel Miranda, recebeu o prémio «Innovación Educativa com TIC» pelo desenvolvimento do «Kids Media Lab». Este projeto vigia e investiga a utilização das novas tecnologias pelas crianças
A cientista Maribel Miranda, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, foi distinguida com o prémio internacional «Innovación Educativa com TIC», atribuído pela Edutec – Associação Espanhola para o Desenvolvimento de Tecnologias Educativas. O galardão surge no âmbito do «Kids Media Lab», um laboratório móvel que pretende iniciar os mais novos na programação e na robótica.
O projeto, que visa criar espaços de formação de apoio à integração de novas tecnologias na educação pré-escolar, já chegou a mais de 300 crianças em cinco distritos do país. O «Kids Media Lab» desenvolve atividades ligadas à programação e à robótica em «jardins de infância de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu, no sentido de perceber de que forma as crianças estruturam e desenvolvem o seu raciocínio quando usam as tecnologias», explica Maribel Marinda.
A pós-doutoranda do Instituto de Educação da UMinho acredita que o próximo passo é levar o «Kids Media Lab» aos restantes agrupamentos escolares do país. «Os novos dispositivos e recursos tecnológicos podem contribuir para repensar e delinear atividades e conteúdos inovadores capazes de proporcionar experiências gratificantes e formas de brincar que potenciem a imaginação, a criatividade, a reflexão e o pensamento dos mais novos», afirma a investigadora aveirense.
Através da ação do «Kids Media Lab» é possível saber quais as tecnologias que as crianças utilizam no seu dia-a-dia, possibilitando o desenvolvimento de competências associadas à literacia digital. Este projeto colabora com grupos de investigação da Tufts University e do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA.
Sobre o prémio recebido, Maribel Miranda admite que é «o reconhecimento do trabalho desenvolvido e um estímulo importante para continuar». O prémio, num valor de 3000 euros, será entregue formalmente em novembro no Chile, no âmbito do congresso anual da Edutec.