A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) acolhe a sexta edição da Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário. De 26 a 28 de setembro.
A VI Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (JOEEL) terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018, na ESEV, com a presença de pesquisadores portugueses e brasileiros que se reunirão para trocar experiências e reflexões.
A iniciativa é uma parceria com O TOPUS, grupo brasileiro que integra também docentes portugueses, alguns dos quais da ESEV, que se dedica à “pesquisa e ao aprofundamento da categoria estruturante do espaço na obra literária e noutras artes”.
Viseu tinha já organizado, em 2014 e 2016, a 2ª e a 4ª edição destas Jornadas, que trouxeram até à cidade cerca de 70 participantes “provenientes de diversas universidades brasileiras e possuidores de um perfil científico e académico muito relevante, até pela confluência em termos da área científica dos seus doutoramentos e pós-doutoramentos e a área cientifica do evento”.
“A comissão organizadora pôde averiguar que os participantes levaram da cidade de Viseu uma opinião muito positiva, razão pela qual aliás a escolha da cidade para realização do encontro científico de 2018, o qual decorre anualmente, ora no Brasil ora em Portugal, recaiu novamente na cidade de Viseu.”
Os organizadores esperam “suscitar um interesse ainda mais alargado, bem como um aprofundamento cada vez maior, por parte dos participantes, relativamente à questão do Espaço, na sua articulação com a Literatura, a Arte e áreas de saber afins” para além de “criar fóruns de debate, tanto de âmbito nacional, como internacional, facilitadores da divulgação das pesquisas levadas a cabo pelos investigadores nestas áreas”.