A TecMinho desenvolveu uma plataforma para aproximar os recém-diplomados do mercado de trabalho. A JobLab é uma iniciativa que pretende encurtar o caminho entre o fim do curso e o primeiro emprego.
A JobLab é um projeto pioneiro em Portugal que quer encurtar o tempo entre o final do curso e o ingresso no mercado de trabalho. Lançado pela Universidade do Minho, o programa pretende acelerar o emprego dos seus alunos finalistas e recém-diplomados, possibilitando que os interessados exerçam atividades profissionais relacionadas com as suas áreas de interesse.
Esta iniciativa é promovida pela TecMinho, interface da Universidade minhota. O JobLab avalia o perfil comportamental da pessoa, numa primeira fase. Posteriormente, os interessados definem metas profissionais, são dotados de ferramentas práticas, como coaching e programação neurolinguística e aprendem técnicas de abordagem ao mercado.
Paulo Silva, da TecMinho, explica que a JobLab não pretende oferecer ou garantir empregos. «Fazemos ao contrário: criamos uma estrutura sólida na pessoa para que as instituições a queiram recrutar e precisem das suas mais-valias», esclarece o responsável e acrescenta que «na prática, a pessoa mostra que tem valor a acrescentar à organização ou, então, pode apostar em formatos em que não haja propostas laborais, aumentando assim a probabilidade de contratação».
As sessões de apresentação desta plataforma acontecem a 28 de março, para os recém-diplomados, às 15h e às 19h, no Edifício dos Congregados (Braga). Existirá ainda uma apresentação online, dia 30 de março, às 22h. O programa é aberto a finalistas e recém-diplomados de licenciaturas, mestrados e especializações.