Pedro Morouço recebeu na Alemanha o prémio “Hans Gros Emerging Researcher Award”, que distingue a excelência na investigação científica, na área da Biomecânica de Desporto. O investigador foi homenageado pelo trabalho realizado em prol da natação.
O primeiro português distinguido com o prémio “Hans Gros Emerging Researcher Award” é Pedro Morouço, investigador e docente do Politécnico de Leiria. O docente foi distinguido pela investigação realizada na área da Biomecânica da Natação, num galardão atribuído pela Sociedade Internacional da Biomecânica do Desporto.
O investigador sublinha que «este prémio representa o reconhecimento internacional do trabalho de investigação que tenho vindo a desenvolver, e que tem contribuído concretamente para fomentar novas metodologias de trabalho e para a criação de novas parcerias internacionais, que permitem novos avanços no conhecimento científico na área da biomecânica».
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Colónia, Alemanha, e Pedro Morouço foi convidado a apresentar o seu trabalho numa palestra, na conferência anual desta sociedade internacional. O professor português já tinha recebido em 2014 um prémio desta organização, o “Hans Gros New Investigator Award”.
Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É também investigador integrado e responsável pelo Grupo de Biofabricação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria e em outubro de 2016 foi nomeado diretor na área de formação da Federação Portuguesa de Natação.