A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar o primeiro Summer Innovation Campus, nos próximos dias 26 e 27 de setembro. Um evento que procura a fusão entre a academia e o mercado.
O evento abrange inovação e transferência de tecnologia, numa comunhão entre o mundo académico e o mercado, “no sentido de criar sinergias que promovam a inovação e o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento económico da região”.
A sessão de abertura terá lugar na Aula Magna da UTAD, no dia 26, às 10h, e terá como convidado o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Segundo os organizadores, “esta primeira edição centra-se na partilha com as empresas do conhecimento criado pela investigação científica que se faz na UTAD, de forma a alinhar os objetivos e as expectativas de ambas as partes e dar um seguimento estruturado às propostas de investigação e necessidades do mercado”.
Entre outras atividades, a iniciativa terá sessões plenárias, oficinas temáticas, apresentação de projetos e o concurso de ideias “INOV@UTAD”. O concurso “visa promover o empreendedorismo qualificado junto do público jovem e empreendedor e destina-se à comunidade das Universidades da UNORTE.PT (UTAD, UPorto, UMinho), nomeadamente docentes, investigadores, alunos e ex-alunos de qualquer nível de ensino”.
Em simultâneo, decorrerão diversas atividades de competição e socialização, que incluem um Innovation Market, um hackathon, um code battle, um jogo de georreferenciação e uma área de comida de rua.
Ao final do primeiro dia, “para celebrar este cruzamento entre os diversos públicos, estreitar a relação entre grupos de investigação, alunos, empresas e sociedade em geral”, haverá uma festa ao por do sol, com música e animação.
Mais informação aqui.