A 16.ª edição do IdeaLab chega ao fim nesta quarta-feira, 15 de março, com a apresentação de sete conceitos inovadores. Os projetos são oriundos de áreas tão distintas como a nanotecnologia, o design ou o marketing.
Esta quarta-feira, 15 de março, a TecMinho – interface da Universidade do Minho – apresenta a sessão final da 16.ª edição do IdeaLab. O Laboratório de Ideias de Negócio vai terminar com a demonstração de sete novos projetos a um júri de personalidades convidadas. O evento terá lugar no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga.
Entre os projetos inclui-se uma aplicação web que reúne num só espaço empresas, investidores bancos e consultores, produtos nanotecnológicos para a conceção de fármacos; um sistema inteligente que amplia a eficácia e gestão dos transportes públicos; soluções integradas de comunicação para a indústria têxtil, do vestuário, do calçado e afins; um serviço para examinar várias espécies lipídicas, nomeadamente aquelas associadas a doenças neurodegenerativas; equipamentos didáticos que funcionam a energia solar, fotovoltaica ou eólica; e, finalmente, serviços de design de produto e gestão de design para as pequenas e médias empresas.
Os autores destes projetos são originários de diferentes áreas do conhecimento: bioquímica, biotecnológica, informática, design, marketing, medicina, entre outras. Durante cinco meses desenvolveram as suas ideias e competências, com o apoio de consultores e elaborando um pré-plano de negócios. A sessão final tem entrada livre mas é necessária inscrição online.
Desde 2009 o IdeaLab já apoiou 234 ideias de negócio e mais de 500 empreendedores. Desta iniciativa já saíram diversas empresas que se afirmaram no mercado, como a Earbox e a Cerveja Artesanal Letra. A iniciativa é cofinanciada pelo Norte2020 e pelo projeto Restartup.