Competição promovida pela Global Editors Network, em parceria com o Público, reúne jornalistas, programadores e designers desenvolver formas de noticiar os incêndios florestais.
Nos dias 27 e 28 de outubro, o IADE – Universidade Europeia recebe uma competição de Jornalismo Digital e Inovação, um evento promovido pela Global Editors Network (GEN), pela Associação Portuguesa de Imprensa e pelo jornal Público, apoiado pelo Google News Lab.
Esta que é a primeira etapa da 6ª Edição do Editors Lab decorrerá no Campus do IADE – Universidade Europeia, em Santos, “e tem como objetivo desafiar jornalistas, programadores e designers das principais redações para uma intensa competição em jornalismo digital”. Uma equipa de estudantes do IADE – Universidade Europeia vai juntar-se às equipas compostas por profissionais.
Cada equipa – composta por um jornalista, um programador e um designer - idealiza e constrói o formato jornalístico ideal e que poderá compreender experiências interativas e visuais, jogos e novas ferramentas que ajudem a aproximar os órgãos de comunicação social dos seus públicos.
Como tema central desta edição, os organizadores escolheram os incêndios florestais, que têm dominado de forma trágica a atualidade noticiosa. Os projetos em competição vão ser avaliados “de acordo com a qualidade editorial, utilidade para a audiência, funcionalidade e possibilidade de implementação/concretização”.
Enquanto desenvolvem os projetos, os participantes poderão também assistir, no dia 27 de outubro, às oficinas de Millán Berzosa e Rina Tsubaki, com as temáticas “Como é que as tendências do Google podem ajudar a acrescentar valor e qual a importância da verificação de notícias de última hora” (11:00) e “Quando o incêndio deflagra: como é que o jornalismo digital pode ajudar a salvar vidas?” (12:00), respetivamente.
Segundo Carlos Rosa, diretor do IADE – Universidade Europeia, “o apoio e a associação ao Editors Lab faz todo o sentido pela aproximação aos nossos cursos das áreas tecnológicas, de Design e Ciências da Comunicação e pela experiência única que irá proporcionar aos nossos estudantes. Estamos a preparar os profissionais do futuro e, naturalmente, estaremos sempre ao lado de projetos que promovam a excelência das áreas em que atuamos”.
A Global Editors Network foi fundada por profissionais de meios de comunicação de prestígio internacional. O seu objetivo é “capacitar os editores e chefes de redação para a inovação, quebrando as barreiras entre os meios de comunicação tradicionais e os meios digitais”.