LHLN_Thumb
29.MAI.17 - 16:40

Hipnose para controlar diabetes

Uma investigadora da UA é a autora de um estudo que equaciona a hipnose como um meio de controlar a diabetes tipo 1. Fabiana Rodrigues testou este método numa Associação de Diabéticos em Ovar e os resultados foram satisfatórios.

Fabiana Rodrigues, investigadora da Universidade de Aveiro, conduziu um estudo onde sugere que é possível controlar a diabetes tipo 1 através da hipnose. O trabalho foi desenvolvido para a tese de Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica da UA.

O projeto indica que os pacientes, quando sujeitos à psicoterapia com recurso à hipnose, não só obtêm uma redução dos níveis de glicose no sangue como, por consequência, uma diminuição significativa da dose diária de insulina que administram Este estudo pretende revolucionar o tratamento de uma doença ainda sem cura e que afeta milhões de pessoas. 

A responsável pelo estudo, Fabiana Rodrigues, acredita que “os resultados da investigação são promissores e vão no sentido de uma redução estatisticamente significativa dos níveis de glicemia [concentração de glicose no sangue] em jovens diabéticos tipo 1 que, em alguns casos, obrigou à redução da dose diária de insulina administrada”.

A psicóloga e atual estudante de doutoramento em Psicologia da UA testou a hipnose em jovens com diabetes do tipo 1 da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar. A investigação decorreu em três sessões individuais de uma hora cada. 

Através desta técnica, garante Fabiana Rodrigues, “os diabéticos podem mesmo recorrer às suas habilidades internas e fazendo auto-hipnose, a qualquer hora do dia e sem o terapeuta, podem controlar melhor os seus níveis de açúcar no sangue concomitantemente ao uso da insulina”.

Facebook Twitter