A Revolução Tecnológica Global vai ser o tema em discussão numa conferência realizada, esta sexta-feira à tarde, na FEP. A iniciativa irá contar com a apresentação de um estudo sobre políticas tecnológicas disruptivas.
O Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) recebe hoje, às 17h00, a conferência «Revolução Tecnológica Global: hesitar, seguir ou liderar?». A iniciativa é realizada em parceria com a Plataforma para o Crescimento Sustentável e contará com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.
A conferência debaterá o impacto da 4.ª revolução industrial e as oportunidades e desafios com que as empresas, o Estado e o sistema científico e de ensino nacionais serão confrontados. Em análise estará o impacto da nova vaga tecnológica em setores como as tecnologias de informação e comunicação, inteligência artificial, impressão 3D, veículos não tripulados, novos materiais, robótica, genómica, armazenamento de energia, biotecnologia e novas energias renováveis.
Este seminário servirá também para a apresentação do estudo «Game Changers – Surfing the Wave of Technology Disruption» realizado pela Plataforma para o Crescimento Sustentável, que contém também um conjunto de recomendações de políticas, cujo objetivo é potenciar o desenvolvimento de competências e de clusters de conhecimento e de inovação.
O estudo será apresentado pelo Presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável, Jorge Moreira da Silva, com comentários do Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Paulo Nunes de Almeida, e da CEO da Veniam, Maria João Souto. A sessão de abertura estará a cargo do Diretor da FEP, José Varejão.