A UMinho promove dois dias dedicados ao debate sobre Ciência Política. Hoje será analisada a ascensão da extrema-direita holandesa e francesa e amanhã o tema do seminário será a “Queda do Muro de Berlim”.
Após a candidata de extrema-direita Marine Le Pen (Frente Nacional) ter passado à segunda volta das eleições presidenciais francesas, a Universidade do Minho organiza um workshop para analisar esta e outras situações da política europeia. O workshop “Marketing Político da Extrema-Direita. O caso da França e da Holanda” decorre este dia 26 de abril, às 17h, na Escola de Economia e Gestão.
No auditório 1.01 da EEG, no campus de Gualtar, em Braga, Wouter van der Brug, o professor de Ciência Política da Universidade de Amesterdão (Holanda) vai conversar com os presentes. Em análise estarão os casos da ascensão de Geert Wilders, na Holanda, derrotado nas legislativas de março, e de Marine le Penn, que recentemente passou à segunda volta das presidenciais francesas.
Esta sessão realiza-se no âmbito dos programas curriculares dos mestrados em Ciência Política em Relações Internacionais da EEG. No dia seguinte, 27 de abril, realiza-se à mesma hora e local, um seminário intitulado “Queda do Muro de Berlim, 26 anos depois em Portugal: O Estado das Esquerdas”, com o politólogo André Freire, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.