LHLN_Thumb
17.JUN.16 - 12:30

Estudantes FEUP simplificam transporte de bagagem

Três estudantes de mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criaram um serviço de transporte de bagagem. O lançamento do Travel Cache deve acontecer no próximo mês.

Florian Rehm, Richard Ancuta e Pedro Silva conheceram-se no Mestrado de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e são os responsáveis pelo surgimento do Travel Cache.

«O Travel Cache é um serviço de viagem que permite aos viajantes profissionais viajarem sem a necessidade de se ocuparem com a bagagem. O serviço armazena e trata todos os itens usuais e necessários para que o viajante possa encontrar a sua bagagem no local de destino», explicam os jovens, ao Canal Superior.

A ideia surgiu de um conjunto de necessidades que os estudantes foram encontrando, mas, inicialmente, tiveram algumas dificuldades em «desenhar um modelo logístico que fosse eficaz e de custo confortável».

O serviço destina-se, especialmente, a «viajantes profissionais que viagem, pelo menos, uma a duas vezes por mês, mas pode ser utilizado por qualquer outro viajante que encontre uma mais-valia no serviço», acrescentam.

Ao utilizar o Travel Cache, são eliminadas as preocupações com, por exemplo, tratamento da roupa, filas de check-in, não há risco de bagagens perdidas ou tempo desperdiçado a fazer a mala. 

Segundo os três jovens, não existe na Europa nenhum serviço com estas características. Como tal, o Travel Cache «oferece armazenamento, entrega em qualquer parte da Europa e serviço de lavandaria» e o indivíduo só tem de tratar de todo o processo online.

Por isso, e apesar da base operacional ser em Portugal, o Travel Cache é orientado para o mercado europeu.

Lançamento previsto para o próximo mês

O lançamento do Travel Cache está previsto para o próximo mês. Para já, a equipa está a testar e analisar a melhor forma de expansão. 

«Temos algumas ideias de serviços complementar que visam antecipar e satisfazer as necessidades dos 63 milhões de viajantes profissionais na Europa», explicam.

O serviço já foi também distinguido com o segundo prémio no IUP25K. A distinção vai permitir lançar o serviço de forma mais rápida e sustentável. 

Os interessados em utilizar o Travel Cache podem optar por dois serviços. O armazenamento físico permite, para além do armazenamento, o acesso e escolha do conteúdo que o viajante precisa para a viagem, através do site ou app, e custa 9,99 euros/mês. Quem quiser a entrega no local final tem de pagar um valor variável, que ronda os valores semelhantes ao custo adicional de uma bagagem de porão numa companhia low-cost.

Facebook Twitter