O Instituto Politécnico de Leiria vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas aos seus estudantes e colaboradores. A iniciativa acontece no âmbito da U-Bike Portugal.
Agora, os estudantes e colaboradores das escolas e centros de investigação do Instituto Politécnico de Leiria vão ter a oportunidade de utilizar bicicletas elétricas.
No âmbito da candidatura ao U-Bike Portugal, os estudantes e colaboradores vão ter 220 bicicletas elétricas à disposição, que vão ser distribuídas pelas várias escolas e infraestruturas científicas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.
As bicicletas vão ser atribuídas por períodos que rondam os seis a 12 meses e através de critérios como o número de quilómetros percorridos por mês, transporte normalmente utilizado nas deslocações e se o utilizador é estudante ou colaborador do politécnico.
Para além das bicicletas, vão ser disponibilizados postes de amarração com carregamento para as bicicletas em todos os campi e edifícios do IP Leiria, residências e centros de investigação.
«Este projeto encontra-se em linha com as iniciativas que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver junto das comunidades onde as suas escolas estão inseridas, com vista à promoção de uma cultura de mobilidade mais sustentável para as pessoas e para o ambiente», refere Rui Pedrosa, vice-presidente do IP Leiria, num comunicado enviado ao Canal Superior.
Com esta iniciativa, a instituição tem como objetivo contribuir para a alteração de comportamentos e reduzir a utilização do transporte individual motorizado, tornando os campi mais atrativos e valorizando a região através da mobilidade suave.