Uma empresa de Braga desenvolveu uma plataforma para ajudar clubes de futebol a encontrar novos talentos. O Talent Spy tem dados de 110 mil jogadores de 50 países.
Uma empresa tecnológica de Braga, composta por antigos alunos da Universidade do Minho, desenvolveu uma plataforma para ajudar clubes a encontrar as novas estrelas do futebol.
«O Talent Spy é uma plataforma para o futebol, que compreende a organização de informação das diversas áreas relacionadas com a gestão de equipas e jogadores. Através deste suporte, qualquer estrutura está capacitada a receber conteúdo especializado e abrangente acerca do perfil e performance de jogadores e equipas», explica Pedro Matos Vital, Product Manager da Talent Spy, ao Canal Superior.
O projeto envolve 15 pessoas e nasceu para conseguir investir em «áreas facilmente internacionalizáveis» como o desporto, nomeadamente o futebol. Para além disso, traz vantagens aos scouts no «acesso à respetiva informação» e na «otimização e organização de todo o conteúdo produzido na análise individual de jogadores e coletiva, ao nível de equipas».
A plataforma tem uma base de dados de, aproximadamente, 110 mil jogadores de 50 países e representa 6 mil equipas de 300 competições.
Inicialmente, o projeto foi idealizado para clubes, mas a expansão está a chegar também a órgãos de comunicação e agentes de jogadores. O Sporting Clube de Portugal, o Newell's Old Boys da Argentina, o Estrela Vermelha de Belgrado da Sérvia, o Sport Club Internacional do Brasil e o Atlético Pretróleos de Luanda de Angola são alguns dos clientes.
«De momento, temos aproximadamente 8 mil utilizadores registados de 92 países, sendo estes, numa esmagadora percentagem, clubes de futebol espalhados pelo mundo inteiro. Está disponível para diferentes tipologias de clubes e não é exclusivo para as elites», revela o Product Manager da Talent Spy.
Pedro Matos Vital diz também que já foram convidados a alargar o projeto a outras modalidade, mas devido «a compromissos atualmente existentes no âmbito do projeto para o futebol» tiveram de fazer escolhas e o futebol é o «target exclusivo». No entanto, não descartam a expansão no futuro.
«O objetivo á a conquista do mercado desportivo, nomeadamente do futebol, tornando o Talent Spy o produto tecnológico líder em tudo o mundo, nas vertentes de scouting e gestão de jogadores e equipás», remata e o Product Manager.