LHLN_Thumb
21.ABR.17 - 15:50

Éder marca golos também na solidariedade

Além de ter sido o autor do golo que deu o primeiro título de campeão europeu a Portugal, Éder é também padrinho da PAJE. Esta associação sem fins lucrativos apoia jovens com historial de acolhimento residencial.

O herói do Euro 2016, Éderzito Lopes, apadrinhou a PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos. A associação sem fins lucrativos foi criada pelo investigador da Universidade de Coimbra, João Pedro Gaspar.

Éder, cuja infância foi passada em Coimbra, manteve sempre a amizade com o professor João Pedro Gaspar, que o levou a apadrinhar esta associação. A PAJE conta com mais de uma centena de associados, sendo o associado número 100 o futebolista do Lille, autor do golo que deu o título de campeão a Portugal.

Totalmente assente no voluntariado, esta plataforma funciona através de benfeitores, campanhas e eventos para apoiar jovens com historial de acolhimento residencial. A PAJE apoia mais de 70 jovens e o seu trabalho «pauta-se pela singularidade, personalização e ajuste às características de cada jovem e das suas necessidades», explica João Pedro Gaspar.

O investigador da UC sublinha também que a PAJE trabalha «junto das casas de acolhimento, com os jovens em pré-autonomia e com os cuidadores (técnicos e auxiliares)». «Já foi feita uma primeira intervenção em 12 casas de acolhimento a nível nacional, estando a ser ultimado um programa de âmbito mais abrangente, embora atendendo às especificidades de cada casa», acrescenta.

Para assinalar o seu primeiro aniversário, a PAJE vai promover várias atividades: a 28 de abril, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), realizam-se as jornadas “Vivenciar, Partilhar, Sorrir” e duas caminhadas, a 27 de maio, nos Passadiços do Paiva, e no Baixo Mondego, a 18 de junho. Estão ainda previstas sessões de cinema ao ar livre e um concerto solidário com o Conservatório Regional de Coimbra. 


Facebook Twitter