LHLN_Thumb
06.DEZ.16 - 14:48

Docente do IPLeiria ganha prémio de fiscalidade

A professora Cristina Sá, do IPLeiria, foi distinguida pela sua investigação sobre a moral tributária. O seu trabalho demonstrou que os indivíduos mais satisfeitos com a vida estão mais disponíveis para pagar impostos.

O Prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira distinguiu a professora Cristina Sá, docente do Politécnico de Leiria pelo seu trabalho de investigação sobre moral tributária. O galardão distingue bianualmente os melhores trabalhos em Contabilidade, Gestão e Fiscalidade e é uma iniciativa conjunta da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). 

O trabalho da docente do departamento de Gestão e Economia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria debruça-se sobre os fatores determinantes da moral tributária dos contribuintes portugueses. Permite, «fundamentalmente, realçar a influência dos determinantes de natureza não económica na motivação intrínseca dos indivíduos para o pagamento dos impostos», explica Cristina Sá.

A professora acrescenta ainda que, com esta investigação, «concluímos que os indivíduos que apresentam maior grau de satisfação com a vida tendem a manifestar maior disponibilidade para o pagamento de impostos». «Esta motivação é influenciada pelo reconhecimento e valorização da democracia, como regime político, pela satisfação individual e pela religiosidade», assegura.

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa de doutoramento em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). A docente do IP Leiria acredita que a atribuição deste prémio é um marco da sua vida profissional e pessoal.

Facebook Twitter